fbpx Sala do Conselho e Sala de Leitura, Biblioteca Histórica | ULisboa

Sala do Conselho e Sala de Leitura, Biblioteca Histórica

Data de Construção / Inauguração:
1837/1911

Sala do Conselho e Sala de Leitura, Biblioteca Histórica

Desconhece-se quando foram construídas estas duas salas, que ficam localizadas no topo norte do edifício anexo do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC). Muito possivelmente, a construção terá sido contemporânea ou posterior à do edifício principal, ainda durante o século XIX. Originalmente construída para as reuniões do Conselho Escolar da Escola Politécnica (1837-1911), a designada Sala do Conselho desenvolve-se em dois níveis, com mezanino de ferro forjado e decoração neoclássica, ao gosto da época e ao estilo da decoração do edifício principal. O mobiliário é original, sendo de destacar a monumental mesa em madeira nobre, com tampo revestido a feltro, bem como as 18 cadeiras de madeira e cabedal. A Sala de Leitura é também ricamente decorada, embora obras realizadas nos anos 1960 tenham destruído os magníficos estuques do teto. A Sala do Conselho sempre foi utilizada como sala nobre de reuniões – primeiro do Conselho Escolar da Escola Politécnica e depois, já no período Faculdade de Ciências, para reuniões do corpo docente, conselhos escolares ou outras. Ainda hoje, a Sala possui essa utilização, para além de constituir uma magnífica sala de visitas para convidados externos. A Sala de Leitura tem as mesmas funções desde que abriu. Possui um conjunto de 9 bustos, realizados no final da década de 1940, representando figuras notáveis das ciências em Portugal, como Pedro Nunes, Brotero, Ribeiro Sanches ou Barbosa du Bocage.

Morada:
Rua da Escola Politécnica 56