fbpx Investigação na ULisboa | ULisboa

Investigação na ULisboa

A investigação e inovação são pilares de sustentação e garantia de qualidade do ensino da ULisboa nas diferentes áreas científicas, humanísticas e culturais.

Share Investigação na ULisboa

A investigação na ULisboa caracteriza-se pelo seu elevado grau de internacionalização, inovação e impacto.

A investigação, o desenvolvimento tecnológico e a produção artística da ULisboa beneficiam da sua diversidade organizacional e abrangem todas as áreas do conhecimento, num ambiente colaborativo e de grande multidisciplinaridade.

Esta investigação de excelência expande as fronteiras do conhecimento e estimula sua translação em benefício do desenvolvimento científico, económico e social, face aos grandes desafios globais em áreas como saúde; digital, indústria e espaço; clima, energia e mobilidade; agricultura e meio ambiente; cultura, criatividade e sociedade inclusiva; e segurança civil para a sociedade.

A investigação e inovação produzida na ULisboa é valorizada internacionalmente, com reflexo nos indicadores de desempenho, como a lista de Highly Cited Researchers, em muito contribuindo para a sua posição nos Rankings Internacionais, que são também instrumentos decisivos na captação de estudantes internacionais de elevado potencial.

Investigação em Números

A ULisboa é uma instituição de ensino e de ciência, baseada na criação, transmissão e valorização social e económica do conhecimento e da cultura, comprometida com o progresso da sociedade. A investigação na ULisboa visa avançar o conhecimento e enfrentar desafios societais globais.

A ULisboa cria valor através da investigação, inovação e transferência de tecnologia, revisto na Investigação da ULisboa em Números.

Abordagem

A ULisboa promove investigação de excelência e apoia e estimula a competitividade, através de projetos e equipas multidisciplinares, em parcerias efetivas para criar impacto.

A ULisboa participa também em inúmeras iniciativas internacionais de investigação, inovação e cultura, com destaque para projetos transversais de liderança e multidisciplinaridade. Esta cooperação tem permitido ampliar significativamente o ecossistema e valorizar as descobertas e inovações mais relevantes.

Importa sublinhar que as atividades de investigação, desenvolvimento tecnológico e produção artística têm também um impacto forte na sociedade, particularmente visível através de estratégias diversificadas de extensão, em laboratórios, observatórios, arquivos e outras infraestruturas, que informam práticas e políticas públicas.

Notícias da ULisboa

Subscreva as Notícias da ULisboa para receber informação atualizada sobre a comunidade ULisboa, incluindo notícias da investigação e inovação, entre outras.