fbpx Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa | ULisboa

Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa

Bolsas de Doutoramento ULisboa

Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa

A ULisboa irá atribuir, ao abrigo do protocolo de parceria existente entre a FCT e a ULisboa, 30 bolsas de doutoramento, designadamente no âmbito da European University Unite!

Share Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa

A Universidade de Lisboa (ULisboa) integra a rede University Network for Innovation, Technology and Engineering (Unite!), juntamente com a Technical University of Darmstadt (Alemanha), Aalto University (Finlândia), KTH - Royal Institute of Technology (Suécia), Grenoble Institute of Technology (França), Politecnico di Torino (Itália), Universitat Politècnica de Catalunya (Espanha), Graz University of Technology (Áustria) e Wroclaw University of Science and Technology (Polónia). A ULisboa e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) assinaram um protocolo de parceria para a atribuição de bolsas de doutoramento nas áreas prioritárias de intervenção da Unite!

A ULisboa atribuirá um total de 30 bolsas, nomeadamente 15 em 2023 e 15 em 2024, em três áreas prioritárias (apesar de não serem excluídas outras áreas):

• Armazenamento e Conversão de Energia (energia fotovoltaica, eólica, baterias, hidrogénio) (8-10 bolsas de estudo)
  • Inteligência Artificial (8-10 bolsas de estudo)
  • Indústria 4.0 (8-10 bolsas de estudo)

Implementação

1. Concursos oficiais para atribuição de bolsas de doutoramento
    Os estudantes poderão candidatar-se a uma bolsa de estudo. Cada concurso para a atribuição de bolsas de doutoramento será aberto em conformidade com os regulamentos da ULisboa e da FCT e especificará as respetivas áreas científicas, assim como o júri de avaliação.

2. Seleção dos candidatos para as bolsas de doutoramento
    Os candidatos às bolsas de doutoramento serão selecionados pelo júri de avaliação de cada concurso.

3. Matrículas e início do ano académico
    Os candidatos selecionados inscrever-se-ão num programa de doutoramento disponibilizado pelas Escolas da ULisboa e iniciarão o respetivo ano académico.

Calendário

Concursos oficiais de bolsas de doutoramento nos projetos selecionados: 1º concurso – até 21 de agosto de 2023; 2º concurso – até 31 de dezembro de 2023; 3º concurso – de 29 de março até 30 de abril de 2024
Avaliação e seleção dos candidatos: 1º concurso – setembro de 2023; 2º concurso – janeiro de 2024; 3º concurso – junho de 2024

Aviso de Abertura do Concurso