fbpx ULTRA - Universidade de Lisboa na Transformação e Reformulação das Aprendizagens | ULisboa

ULTRA - Universidade de Lisboa na Transformação e Reformulação das Aprendizagens

ULTRA - Universidade de Lisboa na Transformação e Reformulação das Aprendizagens

ULTRA - Universidade de Lisboa na Transformação e Reformulação das Aprendizagens

Segundo uma investigação de Freeman, S. et al. (2014) sobre metodologias ativas no ensino da ciência, a probabilidade de insucesso académico no ensino expositivo é 1.5 vezes superior ao que se tem num ambiente ativo de aprendizagem. 

Share ULTRA - Universidade de Lisboa na Transformação e Reformulação das Aprendizagens

Como apoiar um docente na implementação de metodologias com as quais, regra geral, nunca teve contacto anterior, por ter feito todo o seu percurso académico com aulas expositivas? 

O Programa ULTRA surge precisamente com o objetivo de apoiar um número significativo de docentes das diferentes escolas da ULisboa, ao longo de um semestre letivo, na estruturação e implementação de metodologias ativas, garantindo suporte ao longo de todo o processo.

Este Programa destina-se a todos os docentes da ULisboa. Tem início com um seminário aberto a toda a comunidade académica e a cargo de um especialista internacional, a que se segue um conjunto de seis oficinas ativas onde serão abordadas práticas baseadas em evidências científicas e apresentados autores e estudos pertinentes.

As oficinas ativas estão divididas em temáticas que trabalham progressivamente a implementação de metodologias ativas:

  1. Planificação de momentos ativos; 
  2. Construção de “materiais ativos”;
  3. Atividades individuais: Plataformas e estratégias;
  4. Implementação de momentos ativos: Desafios e Boas práticas.

O Programa contará com:

  1. Sessões Síncronas Ativas: serão abordados os conceitos e procedimentos essenciais, utilizando metodologias ativas e promovendo a participação ativa dos docentes no processo de aprendizagem.
  2. Sessões Assíncronas: os docentes terão em mãos a preparação de metodologias ativas adaptadas às Unidades Curriculares por que são responsáveis, realizando tarefas autónomas com apoio de vídeos passo-a-passo. Trata-se de uma abordagem autónoma que visa a personalização das estratégias pedagógicas
  3. Sessões Síncronas de Follow-up: o grupo formativo terá feedback sobre os trabalhos autónomos desenvolvidos. Pretende-se assegurar a eficaz integração das estratégias pedagógicas trabalhadas e a promoção de melhoria e maior segurança nas metodologias ativas implementadas.

O compromisso do programa reside na promoção de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes, visando a promoção da excelência pedagógica na Universidade de Lisboa

O Programa ULTRA é gratuito e financiado pela DGES, através do Programa de Promoção do Sucesso e Redução do Abandono no Ensino Superior

Calendarização ULTRA

  Grupo A Grupo B Grupo C
Oficina Síncrona de Planificação de Momentos Ativos

7 fevereiro

10h-12h

8 fevereiro

10h-12h

8 fevereiro

14h-16h

Oficinas Assíncronas de Planificação de Momentos Ativos
Oficina Síncrona de Construção de Materiais Ativos

28 fevereiro

10h-12h

29 fevereiro

10h-12h

29 fevereiro

14h-16h

Oficinas Assíncronas: Construção de materiais ativos
Oficina Síncrona Atividade individuais: Plataformas e estratégias

20 março

10h-12h

21 março

10h-12h

21 março

14h-16h

Oficinas Assíncronas de Atividade Individuais: Plataformas e Estratégias
Oficina Síncrona de Atividades Colaborativas: Plataformas e Estratégias

17 abril

10h-12h

18 abril

10h-12h

18 abril

14h-16h

Oficinas Assíncronas de Atividade Colaborativas: Plataformas e Estratégias
Oficina Síncrona de Implementação de Momentos Ativos: Desafios e Boas práticas

15 maio

10h-12h

16 maio

10h-12h

16 maio

14h-16h

Oficinas Assíncronas de Implementação de Momentos Ativos: Desafios e Boas práticas
Oficina Síncrona de Feedback e Encerramento do Programa

26 junho

10h-12h

27 junho

10h-12h

27 junho

14h-16h

Inscrições no Programa ULTRA

Inscrição*

*A inscrição no Programa inclui a participação no Seminário Inicial e nas Oficinas Ativas.

A consultora

Sofia Sá, Psicóloga Educacional, iniciou a sua atividade de formação há 20 anos e é presentemente formadora e consultora pedagógica freelancer em diversas universidades e institutos politécnicos portugueses. É certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e pelo IEFP (CCP).

Foi professora auxiliar convidada a tempo integral, entre 2018 e 2022, no Instituto Superior Técnico, onde concebeu e lecionou duas Unidades Curriculares de Competências Comunicacionais no Mestrado de Engenharia Informática. Foi docente excelente em todos os 8 semestres - prémio Excellent Teaching – e no ano letivo 2018/2019 foi-lhe atribuído o Outstanding Teaching Award, entregue anualmente ao docente de todos os mestrados com os melhores resultados pedagógicos.

Especialista em Pedagogia Universitária, foi convidada por Richard Felder para integrar a equipa de oradores dos Brent-Felder Webinar Series, organizados pela Federação Internacional de Sociedades de Educação em Engenharia - IFEES. Atualmente desenvolve formação, consultoria e investigação na área da implementação de metodologias ativas no Ensino Superior.

Contactos:

Departamento Académico
Núcleo de Formação ao Longo da Vida
E-mail: formacaodocentes@reitoria.ulisboa.pt