fbpx Observar e Aprender | ULisboa

Observar e Aprender

Observar e Aprender

O projeto consiste na observação de aulas entre professores de diferentes áreas científicas da Universidade de Lisboa, organizados em pequenos grupos de observação (quartetos). 

Share Observar e Aprender

Observação de aulas como prática indutora de aprendizagem e desenvolvimento profissional docente

A prática pedagógica e os saberes docentes podem ser melhorados através do feedback recebido pelo observado, mas também a partir da atividade como observador, num esquema de observações em que os docentes participantes são voluntários e em que o anonimato e a confidencialidade se encontram assegurados.

Modo de funcionamento

O modelo de observação de pares proposto tem como base um quarteto constituído por docentes, oriundos de diferentes Escolas e formando grupos de trabalho nos quais todos os intervenientes observam (duas vezes) e são observados (duas vezes). Após cada aula observada é feita uma reflexão individual e de grupo, e dado feedback sobre a aula.

Quartetos de observação:

  • Docentes de diferentes áreas científicas;

  • Docentes de diferentes Escolas da ULisboa;

  • Observação de, pelo menos, 2 aulas e ser observado por pelo menos 2 colegas;

  • Reflexão conjunta após cada observação e feedback sobre a prática pedagógica observada;

  • Cada quarteto tem um membro que é o interlocutor.

Realizar-se-á no início de cada semestre um seminário para a preparação das tarefas de observação e para a partilha dos principais resultados alcançados no decurso do semestre anterior.

Envolvimento e a participação crescente de professores da ULisboa

Após a realização de dezoito edições bem sucedidas foi possível contar com a participação ativa de 303 docentes das 18 Escolas da Universidade de Lisboa. 

A equipa que coordena este projeto propõe-se assegurar a continuação desta iniciativa. O objetivo continua a ser o de assegurar o envolvimento e a participação ativa de um número crescente de docentes da ULisboa.

Mais informações


Inscrição para a observação de aulas 2º semestre (2023-2024)

Requisitos: qualquer docente da Universidade de Lisboa, a lecionar no semestre em questão.

Inscrições: até 10 de março


FORMAÇÃO:
Observação de aulas entre pares: partilha de práticas, feedback e aprendizagem profissional

A prática pedagógica e os saberes docentes podem ser melhorados através da observação de aulas entre pares, quer a partir do feedback recebido pelo observado, mas também a partir da atividade como observador.

Nesta formação procuraremos: 

  1. Analisar práticas de observação entre pares, considerando diferentes dimensões, processos e estratégias de observação; 
  2. Analisar tipos e funções do feedback sobre a prática pedagógica observada.

A observação de aulas entre pares, o feedback e a reflexão constituem práticas indutoras de desenvolvimento profissional docente.

Nota biográfica
Joana Viana é Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Licenciada e mestre em Ciências da Educação, e doutorada em Educação, na área de especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular, pelo Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa. É membro integrado da UIDEF, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e investigadora associada do Núcleo de Leiria do CICS.NOVA. Tem desenvolvido trabalho nas áreas de pedagogia do ensino superior, currículo e desenvolvimento curricular, formação de professores e tecnologias educativas. É nesse âmbito que tem desenvolvido o seu trabalho de investigação e realizado várias publicações. É membro de equipas de investigação de diversos projetos nacionais e internacionais e Perita Externa do Instituto de Educação ao abrigo do Programa TEIP da DGE-ME.

Dias e horários propostos para a formação:
2 abril (16h-18h30) e 5 abril (10-12h30)

Limite máximo: 
20 pessoas

Local:
Sala dos Reitores, Reitoria da ULisboa

Inscrições


20.ª Edição Observar e Aprender | 10 anos de observações de aulas entre pares na ULisboa (2014-2024)

Evento

Inscrições