fbpx Maria José Chambel | ULisboa

Psicologia Social
Agregação
Nota Biográfica

Maria José Chambel é professora associada com agregação na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, onde lecciona no âmbito da Psicologia do Trabalho e das Organizações. É membro do Centro de Investigação em Ciências Psicológicas da Universidade de Lisboa e tem participado e coordenado vários projectos de investigação.

Os seus principais interesses de investigação incluem a relação de emprego e o stress e o bem-estar no trabalho. Está particularmente interessada em estudar os trabalhadores contingentes e os profissionais em contextos de risco psicossociais (p. ex. bombeiros, militares, profissionais de saúde). No ano de 2017 foi galardoada com o Prémio Científico da Universidade de Lisboa, na área da psicologia. Em 2019-21 foi Membro do Grupo de Trabalho Técnico-científico para a elaboração do 3º Guia Técnico de Saúde Ocupacional relativo à vigilância da saúde dos trabalhadores expostos a fatores de risco psicossociais, por nomeação da Direção Geral da Saúde - Equipa de Coordenação do Programa Nacional de Saúde Ocupacional.

Atualmente é a Investigadora Responsável de dois projetos financiados pela FCT: As dinâmicas da fronteira entre o trabalho e família em empregos não tradicionais - PTDC/PSI-GER/32367/2017; Processo de liderança e saúde ocupacional dos bombeiros: Desenvolvimento de um programa de intervenção - PCIF/SSO/0054/2018.