fbpx Desenvolvimento de conteúdos acessíveis (MOOC) | ULisboa

Desenvolvimento de conteúdos acessíveis (MOOC)

Desenvolvimento de conteúdos acessíveis (MOOC)

Share Desenvolvimento de conteúdos acessíveis (MOOC)

Este curso surge no seguimento de um trabalho desenvolvido pelo projeto de cooperação ESVI-AL que tem por objetivo contribuir para uma Educação Superior Virtual Inclusiva na América Latina. 

Assegurar sistemas de educação inclusivos a todos os níveis, assim como a formação ao longo da vida é um compromisso dos Estados que fazem parte da Organização das Nações Unidas e que em 2006 subscreveram a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Segundo esta Convenção cada país deve assegurar que as pessoas com deficiência tenham acesso à educação primária e secundária, à educação superior, à formação profissional, à educação de adultos e à formação ao longo da vida, sem discriminação e em igualdade de condições em relação a todas as pessoas.

O movimento para uma educação inclusiva passa por um incremento progressivo e substancial das práticas alternativas de educação baseadas nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), através da implementação de modalidades de educação virtual a distância acessíveis, entendendo por acessibilidade a “condição que deve cumprir os ambientes, produtos e serviços para que sejam compreensíveis, utilizáveis e praticáveis por todas as pessoas”.

Alargando este conceito de acessibilidade ao contexto educativo virtual, em que os docentes utilizam materiais educativos digitais, dever-se-á ter a certeza que esses materiais sejam acessíveis, ou seja, compreensíveis, utilizáveis e praticáveis por qualquer estudante que tenha os conhecimentos prévios requeridos para se inscrever em determinada ação de formação, sem que algum tipo de deficiência se constitua como entrave.

O MOOC Desenvolvimento de Conteúdos Acessíveis (DCA) organiza-se em torno de dois módulos:

  • No primeiro módulo serão abordadas as funcionalidades básicas para a criação de documentos acessíveis, incidindo particularmente na ferramenta Microsoft Word.
  • No segundo módulo serão abordadas também as funcionalidades básicas para a criação de apresentações acessíveis, tendo por base o Microsoft Power Point.

Os participantes terão possibilidade de:

  • Criar documentos acessíveis através do Microsoft Word.
  • Corrigir problemas de acessibilidade num documento Microsoft Word.
  • Criar apresentações acessíveis através do Microsoft Power Point.
  • Corrigir problemas de acessibilidade numa apresentação Microsoft Power Point.

 

  • O MOOC DCA dirige-se a todos os interessados na temática, mas particularmente a professores dos vários níveis de ensino que manifestem interesse em criar materiais educativos digitais em Word e Power Point, acessíveis a qualquer aluno, com ou sem deficiência motora ou sensorial.
  • Totalmente a distância
  • Conhecimentos de português ao nível C1.
  • Conhecimentos de espanhol ao nível B1 (para leitura de documentos complementares).
  • Utilização preferencial do Microsoft Office 2010 (Word e Power Point).
  • Utilização recomendada do Google Plus, Facebook e Twitter. 
  • O MOOCtem a duração de 5 semanas e ocorrerá totalmente a distância (de modo assíncrono). Prevê-se que cada formando dedique, em média, 5 horas semanais para a realização das diferentes atividades.