fbpx Suporte à conversão de unidades curriculares presenciais | ULisboa

Suporte à conversão de unidades curriculares presenciais

Share Suporte à conversão de unidades curriculares presenciais

Apoio na conversão de unidades curriculares presenciais:

• em disciplinas para b-learning;
  • para regime de ensino a distância.

A organização de uma unidade curricular para ensino presencial engloba elementos que não podem ser considerados da mesma forma quando se pretende colocar a mesma a ser desenvolvida em regime a distância ou mesmo em blended-learning (b-learning: combina práticas e métodos de ensino presencial com metodologias de ensino a distância).

A equipa do e-Learning Lab revela-se disponível para apoiar docentes e investigadores na conversão de diferentes unidades curriculares para um regime totalmente online (educação a distância) ou para um regime híbrido (b-learning).

Uma das vantagens destes regimes é o aumento da flexibilidade do estudante para determinar o próprio ritmo de aprendizagem e dar-lhe maior autonomia na gestão de tempo e de estratégias de aprendizagem.

O processo de conversão de unidades curriculares para integrar uma dimensão online necessita considerar:

• Sistema de suporte (learning management system, etc.)
  • Seleção de aplicações e funcionalidades a utilizar
  • Dimensão do grupo de estudantes
  • Recursos a desenvolver (conteúdos, exercícios, etc.) e respetivo nível de interatividade
  • Dinâmicas de trabalho a instituir
  • Lógica e organização temporal dos conteúdos
  • Gestão de interações
  • Avaliação online

A lógica do b-learning e do ensino a distância excede a simples reposição de conteúdos num espaço online. Ela remete para dinâmicas mais ativas no trabalho online, o que remete para a organização eficiente desse espaço em determinada plataforma, para a gestão da interatividade entre os participantes, para a planificação, desenvolvimento e disponibilização de conteúdos e recursos de apoio.

Sob uma perspectiva duplamente orientada, focando a dimensão tecnológica e a dimensão pedagógica do ensino mediado por ambientes virtuais, a equipa do e-Learning Lab apoia os docentes a converterem os conteúdos (parte ou totalidade)  desenvolvidos para aulas presenciais, orientando docentes e investigadores na resposta a questões como:

• Como estruturar um programa de uma unidade curricular para ensino online?
  • Como organizar, de forma articulada, conteúdos, atividades e calendário online?
  • Como desenvolver conteúdos multimédia?
  • Que ferramentas, aplicações, sistemas e softwares poderei mobilizar?
  • Qual o número ótimo de estudantes para o regime online?
  • Que dimensão dar ao trabalho síncrono e assíncrono?
  • Como acautelar problemas de acessibilidade?
  • Como organizar a avaliação num ambiente online?