Suporte à conversão de unidades curriculares presenciais
Suporte à conversão de unidades curriculares presenciais
Apoio na conversão de unidades curriculares presenciais:
- em disciplinas para b-learning;
- para regime de ensino a distância.
A organização de uma unidade curricular para ensino presencial engloba elementos que não podem ser considerados da mesma forma quando se pretende colocar a mesma a ser desenvolvida em regime a distância ou mesmo em blended-learning (b-learning: combina práticas e métodos de ensino presencial com metodologias de ensino a distância).
A equipa do e-Learning Lab revela-se disponível para apoiar docentes e investigadores na conversão de diferentes unidades curriculares para um regime totalmente online (educação a distância) ou para um regime híbrido (b-learning).
Uma das vantagens destes regimes é o aumento da flexibilidade do estudante para determinar o próprio ritmo de aprendizagem e dar-lhe maior autonomia na gestão de tempo e de estratégias de aprendizagem.
O processo de conversão de unidades curriculares para integrar uma dimensão online necessita considerar:
- Sistema de suporte (learning management system, etc.)
- Seleção de aplicações e funcionalidades a utilizar
- Dimensão do grupo de estudantes
- Recursos a desenvolver (conteúdos, exercícios, etc.) e respetivo nível de interatividade
- Dinâmicas de trabalho a instituir
- Lógica e organização temporal dos conteúdos
- Gestão de interações
- Avaliação online
A lógica do b-learning e do ensino a distância excede a simples reposição de conteúdos num espaço online. Ela remete para dinâmicas mais ativas no trabalho online, o que remete para a organização eficiente desse espaço em determinada plataforma, para a gestão da interatividade entre os participantes, para a planificação, desenvolvimento e disponibilização de conteúdos e recursos de apoio.
Sob uma perspectiva duplamente orientada, focando a dimensão tecnológica e a dimensão pedagógica do ensino mediado por ambientes virtuais, a equipa do e-Learning Lab apoia os docentes a converterem os conteúdos (parte ou totalidade) desenvolvidos para aulas presenciais, orientando docentes e investigadores na resposta a questões como:
- Como estruturar um programa de uma unidade curricular para ensino online?
- Como organizar, de forma articulada, conteúdos, atividades e calendário online?
- Como desenvolver conteúdos multimédia?
- Que ferramentas, aplicações, sistemas e softwares poderei mobilizar?
- Qual o número ótimo de estudantes para o regime online?
- Que dimensão dar ao trabalho síncrono e assíncrono?
- Como acautelar problemas de acessibilidade?
- Como organizar a avaliação num ambiente online?