fbpx Hania Rani | ULisboa

21 de Abril de 2024
Aula Magna da Universidade de Lisboa

Hania Rani

Hania Rani apresenta "Ghosts", em concerto na Aula Magna, no dia 21 de abril, às 21h.

Share Hania Rani

Hania Rani é uma jovem pianista, vocalista e compositora que conta, no entanto, com uma já muito considerável discografia lançada. Estreou-se na Gondwana Records de Matthew Halsall em 2019 e, desde então, lançou já 5 novos trabalhos nessa que se tem afirmado como uma das editoras-chave da nova cena jazz britânica, incluindo o novíssimo "Ghosts" em que conta com colaborações de peso de artistas como Patrick Watson, Ólafur Arnalds e Duncan Bellamy (Portico Quartet).

Este seu mais recente trabalho foi apresentado com "Hello", uma composição que assinalou uma evolução no seu trabalho, com uma toada mais otimista e um eloquente som de piano elétrico Fender Rhodes envolto em sintetizadores apontavam para um caminho bem distinto dos terrenos da clássica contemporânea com que era mais frequentemente associada. Mas qualquer pessoa que tenha visto Rani ao vivo nos últimos dois anos pode testemunhar que a sua arte está em constante evolução e, tal como o título do álbum sugere, Rani passa repetida e graciosamente entre mundos musicais: como compositora, cantora, compositora e produtora.

"Ghosts" revela uma artista a encontrar a sua própria voz, a encontrar novas histórias para contar e talvez a partilhar a sua música pela primeira vez. Baseia-se nos seus álbuns anteriores, "Esja" e "Home", e mostra-a a criar ao piano, teclados e sintetizadores, instrumentos que servem de base para da sua voz misteriosa e encantadora. O álbum tem algo de misterioso, como o título sugere, uma aura acentuada pelo trabalho do arranjador islandês e membro dos Hjaltalín, Viktor Orri Árnason (Jóhann Jóhannsson, Hildur Guðnadóttir, Hauschka). O som sofisticado é da responsabilidade do engenheiro de som Greg Freeman (Peter Gabriel, Goldfrapp, Portico Quartet). O disco, de acordo com a própria artista, é ainda assim caloroso, surgindo informado por atuações ao vivo reveladoras e exploratórias, como a transmissão em direto de 2022 a partir do prestigiado Les Invalides, em Paris, que obteve 3,7 milhões de visualizações até à data. "Adoro álbuns longos", diz Rani, "e gostaria que as pessoas ouvissem este álbum como um concerto, porque foi concebido desta forma".

Se a estreia de Rani, "Esja", foi sobre a exploração do seu instrumento principal, e "Home" viu-a dar passos em direção a uma expressão mais completa da sua arte, "Ghosts" é onde ela une os seus variados interesses no que pode até ser considerado o seu primeiro álbum "real". Baseando-se numa afeição por diversos artistas como Enya, The Smile, James Blake e Pink Floyd - para não mencionar a sua admiração pelos seus convidados - e evocando a delicadeza de Stina Nordenstam, o talento de Keith Jarrett, a arte de Kate Bush e as inclinações sondadoras dos Pink Floyd, combina a experiência musical de uma vida inteira num mundo miraculoso e cósmico. Para aplaudir ao vivo em Portugal.

Classificação: M6
Bilhetes