fbpx Curso "Puzzles da Consciência" | ULisboa

Curso "Puzzles da Consciência"

Curso Puzzles da Consciência pelo Colégio Mente-Cérebro
6 de Fevereiro de 2023 a 10 de Fevereiro de 2023
Reitoria da Universidade de Lisboa (Sala dos Reitores)

Curso "Puzzles da Consciência"

Trata-se de um curso interdisciplinar dirigido a todos os que tenham interesse nas áreas de Neurociências e Filosofia.

Share Curso "Puzzles da Consciência"

Este curso dirigido pelo Colégio Mente-Cérebro pretende ser interdisciplinar, articulando tópicos das neurociências com tópicos da filosofia. Diversos temas foram escolhidos, todos eles apresentando um puzzle filosófico. São expostos 5 puzzles filosóficos e irão ser explicados com recurso às neurociências. O principal objetivo deste curso é conduzir os estudantes a observarem os vários temas sob as lentes da neurociência e da filosofia.

Tratam-se de 5 lições que decorrem de 6 a 10 de fevereiro, dirigidas aos estudantes do colégio Mente-Cérebro, alunos dos Estudos Gerais e o público em geral interessado em neurociências e filosofia.

Datas: 6 a 10 de fevereiro
Horário: 17:30 às 19:30h (A primeira parte será 50 minutos e a segunda parte 50 minutos. Entre as duas partes haverá um intervalo de 20 minutos)
Local: Sala dos Reitores da Reitoria da Universidade de Lisboa

ESGOTADO

Responsáveis do curso: Sara Coelho, Ana Sebastião
Valores: 40€. As primeiras 8 inscrições beneficiam de um desconto de 50% (20€)
Inscrições: arascoelho@gmail.com

1.    Memórias Reais e Falsas Memórias
Este módulo apresentará, na primeira parte, um série de experiência que demonstram como as memórias falsas são geradas
Na segunda parte da lição, os mecanismos neuronais do armazenamento e da recuperação da memória serão explicados
Objetivos: Os estudantes devem entender como uma memória é armazenada e recuperada e como geramos falsas memórias uma falsa memória é produzida.

2. É a causalidade uma ilusão? Causalidade, correlação e probabilidade no diagnóstico.
Neste modulo, discutiremos a causalidade e a sua relação com a probabilidade. Na primeira parte da lição, diferentes teorias da causalidade serão identificadas e discutidas, nomeadamente as teorias mecanicistas da causalidade e as teorias probabilísticas da causalidade.
Na segunda parte da lição, o tópico da causalidade e os seus mecanismos será apresentado. O tópico de combinar a evidência estatística com a evidência de um mecanismo será discutido.
Objetivos: Os estudantes podem pensar na noção de causalidade, se ela é derivada da probabilidade ou não.

3. Vendo de outra forma: Neuroplasticidade
Este modulo estudará a neuroplasticidade. O que é a neuroplasticidade? O que acontece quando recuperamos de um acidente cerebral? Os mecanismos neuronais da neuroplasticidade serão descritos.
Na segunda parte da lição, a neuroplasticidade num adulto saudável será explicada. Finalmente, ilustraremos como o nosso cérebro se adapta recorrendo ao exemplo de perceber objetos e ambientes de outra forma após ter lições de arte.
Objetivos: Os estudantes devem perceber a plasticidade neuronal e os seus mecanismos.

4. O que acontece quando tememos um perigo que não existe? Aspetos científicos e filosóficos de uma emoção.
Neste módulo, estudaremos as origens cerebrais do medo e da ansiedade. Aprofundaremos os mecanismos das respostas de luta e fuga. Consideraremos que estes mecanismos ainda podem estar ativos na ausência de perigo real.
Na segunda parte da lição, tentaremos explicar as emoções mencionadas na primeira parte da lição, recorrendo à teoria do Damásio dos marcadores somáticos. Uma discussão será iniciada sobre os pros e contras da teoria.
Objetivo: Os estudantes devem entender os mecanismos neuronais do medo e da ansiedade e serem capazes de discutir a teoria dos marcadores somáticos, tomando uma posição

5. Liberdade: Uma ilusão?
Este módulo discutirá se a Liberdade é uma ilusão, começando pela descrição de atos voluntários e involuntários.
Na primeira parte da lição, a experiência de Benjamin Libet em atos voluntários será dada. Como a experiência de Libet levanta dúvidas sobre a liberdade, argumentos e contra-argumentos sobre a preservação da liberdade na experiência serão dados. Espera-se um pequeno debate sobre este tópico.
Na segunda parte da lição, uma explicação sobre as bases neuronais do controlo motor será dada. Atos voluntários serão distintos de atos involuntários.
Objetivos: É esperado que os estudantes adquiram noções sobre controlo motor e sejam capazes de tomar uma posição a no debate se a liberdade é uma ilusão ou não.