fbpx Apoio individualizado | ULisboa

Apoio individualizado

Apoio individualizado

Share Apoio individualizado

A equipa e-Learning Lab está disponível para prestar um apoio presencial, individualizado, a todos os investigadores e docentes que o queiram requisitar, no sentido seja de selecionar instrumentos que complementem online as aulas presenciais, seja de facilitar a sua exploração e uso práticos.

De facto, perspetivando-se como instrumentos auxiliares do processo ensino-aprendizagem, as tecnologias da informação e da comunicação devem ser subordinadas e adaptadas em função das preocupações e necessidades específicas de cada docente, de cada disciplina e dos conteúdos nela veiculados. Da mesma maneira, o universo bastante vasto de atividades e percursos de aprendizagem possíveis de ser criados e disponibilizados no ambiente online devem ser escrutinados e criteriosamente escolhidos em funções dos objetivos específicos que cada professor, melhor do que ninguém, conhece.

 

Os docentes que pretendam este apoio personalizado podem solicitar junto da equipa (pessoalmente, por telefone ou e-mail) a marcação de uma sessão. As sessões decorrem tipicamente com o elemento do e-Learning Lab responsável pelo apoio à respetiva unidade orgânica.

As dúvidas abordadas incluem, por exemplo, questões do tipo:

  • Qual a melhor forma de converter determinado género de documento para colocação no Moodle?
  • Para a minha disciplina X precisava de criar um exercício com determinadas características, como posso fazê-lo?
  • Gostava de disponibilizar um podcast (gravação áudio) das minhas aulas mas não sei como.
  • Gostava de permitir aos meus alunos a submissão no Moodle de um trabalho de projeto mas não tenho a confiança de estar a configurar bem as datas limite de entrega…

A duração e o local são acordados consoante os objectivos e as disponibilidades, a que se tenta sempre atender. Tipicamente, ocorrem na sala 6.1.21 do edifício C6 da Faculdade de Ciências, com durações variáveis, com a duração média de 60 minutos, trazendo o docente, preferencialmente, os seus próprios instrumentos de trabalho (em particular computador pessoal).