No dia 5 de julho iniciou a segunda fase do projeto ULISSES .
Projeto ULISSES | Entrevista com o Professor Luis Castro
Os 32 estudantes que concluíram com êxito a fase preparatória e foram selecionados para participar na fase de projeto, vão formar equipas de trabalho multidisciplinares e internacionais. Durante três semanas, vão trabalhar de forma intensiva na resolução de um desafio atual relacionado com a sustentabilidade dos Oceanos.
O ULISSES (Ulisboa’s Interdisciplinary Studies on Sustainable Environment and Seas) é um projeto educativo internacional que visa proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizagem ativa e a aquisição de competências relacionadas com a preservação dos Oceanos.
Falámos com o Professor Luís Castro, coordenador do projeto, para conhecermos melhor esta iniciativa e os resultados esperados.
O projeto ULISSES é um curso com duas fases. Como correu a componente virtual de março a maio, em e-learning?
A primeira fase do projeto ULISSES, que corresponde a um curso preparatório via e-learning, correu muito bem. A grande maioria dos estudantes que participou nesta fase do projeto acompanhou os materiais que foram sendo disponibilizados na plataforma moodle de forma muito empenhada e participativa. Ainda será realizado um inquérito de satisfação, mas o feedback que temos podido recolher através de testemunhos que nos têm chegado tem sido muito positivo.
No curso preparatório, pudemos contar com uma equipa de estudantes verdadeiramente internacional e multidisciplinar. Ao todo foram 83 estudantes, representando 10 nacionalidades e oriundos de três continentes diferentes. Desse conjunto de estudantes, 54 vieram de Escolas da ULisboa, 23 estudam em universidades parceiras da rede Unite! e os restantes 6 são oriundos de outras universidades estrangeiras.
Porque se encontra estruturado desta forma o curso?
O grande objetivo do projeto ULISSES é o de proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizagem ativa através da realização de um trabalho de pesquisa sobre um tema real e atual, onde a interdisciplinaridade e o trabalho em equipa são ingredientes essenciais.
Durante um período de três semanas, os estudantes trabalham em equipa (constituída de forma a assegurar o carácter internacional e multidisciplinar de cada um dos grupos) por forma a poderem conceber um conjunto de soluções inovadoras que lhes permitam responder ao desafio que lhes é proposto. Esta é seguramente a fase mais importante e gratificante do programa.
Para melhor preparar este trabalho em equipa, é organizada numa primeira fase do projeto um curso preparatório (via e-learning). O objetivo deste curso, para além de motivar os estudantes para o problema que vão analisar, é o de resumir as competências fundamentais das disciplinas envolvidas no projeto, proporcionando aos estudantes com formações académicas de base diferentes uma visão geral de todas as áreas científicas envolvidas no desafio. Isso visa assegurar que depois todos os estudantes se possam envolver com maior facilidade nas discussões ao longo do evento principal do projeto.
Quantos estudantes chegaram até esta nova fase?
Sendo esta a primeira edição, a equipa da ULisboa envolvida na organização do ULISSES considerou que seria prudente restringir a quatro o número de equipas envolvidas na fase de projeto em equipa. Por esta razão, e tal como anunciado desde o início do curso preparatório, foi definido um processo de seleção final que permitiu definir o conjunto de estudantes que vão participar na segunda fase. Foram selecionados os 32 estudantes (11 dos quais estrangeiros) com melhor desempenho.
Quanto tempo (semanas) vai durar esta nova fase e qual o desafio que os estudantes vão resolver?
Esta fase vai começar no próximo dia 5 de julho e vai decorrer durante três semanas, até ao dia 23 de julho. O mote para o projeto deste ano é “Oceanos sem plástico”. O desafio específico só será divulgado no dia em que se inicia a fase de trabalho em equipa. De qualquer forma, podemos dizer que se pretende o desenvolvimento de um conjunto de soluções inovadoras para a caracterização e mitigação da poluição do Oceano por plástico.
Quais os resultados que espera obter e que competências serão estimuladas nos estudantes com este desafio?
Numa época caracterizada por desafios exigentes e de complexidade crescente, as abordagens multidisciplinares são hoje em dia de importância crucial. A cooperação internacional é também um ingrediente chave para garantir o sucesso no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para os grandes desafios do mundo atual. Estas são as razões pelas quais a ULisboa está altamente comprometida em oferecer este tipo de experiência de aprendizagem aos seus estudantes.
O projeto ULISSES tem como objetivos principais para os seus estudantes: assegurar a participação num projeto de pesquisa interdisciplinar, experienciar a diversidade académica e social de uma comunidade internacional constituída por colegas de outras escolas e com diferentes formações científicas, reconhecer a importância dos oceanos na vida do nosso planeta, identificar as principais fontes de poluição dos oceanos (especialmente poluição por plásticos), seus impactos e as principais técnicas utilizadas para a sua mitigação.
Como nasceu a ideia de criar este programa na ULisboa?
A ideia de criar este programa surgiu no contexto da participação da Universidade de Lisboa na rede Unite! - University Network for Innovation, Technology, and Engineering. O projeto ULISSES segue de perto os conceitos educacionais que estão na base do projeto INSPIRED, criado e oferecido pela TU Darmstadt.
A decisão de criar um programa similar na ULisboa foi tomada na sequência das reuniões iniciais do consórcio. Desde essa altura, a equipa do projeto INSPIRED (da TU Darmstadt) tem apoiado de forma continuada e muito próxima o trabalho da equipa da ULisboa que tem estado envolvida na organização e lançamento do projeto ULISSES.
A Unite! (University Network for Innovation, Technology and Engineering) é uma Aliança de Universidades Europeias, da qual a ULisboa faz parte. O seu objetivo é dar continuidade à criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior que, através de uma nova geração de europeus, empenhados na cooperação transnacional, transdisciplinar e multilinguística, seja capaz de fazer face aos grandes desafios societais, contribuindo para afirmar a liderança da Europa como espaço de conhecimento. Saiba mais
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!