fbpx 2022, Novas oportunidades para o futuro da Unite! | ULisboa

2022, Novas oportunidades para o futuro da Unite!

Unite! 2022

2022, Novas oportunidades para o futuro da Unite!

Share 2022, Novas oportunidades para o futuro da Unite!

A nova convocatória Erasmus+ no âmbito da iniciativa das Universidades Europeias, a consolidação da estrutura da aliança com a entrada de dois novos membros e o avanço de muitos de seus projetos, serão o foco do trabalho da aliança em 2022.

No final de novembro, a Comissão Europeia lançou uma nova convocatória Erasmus+ no âmbito da Iniciativa das Universidades Europeias. Esta convocatória apoia parcerias institucionais de cooperação transnacional como a Unite!
A nova candidatura permitirá a Unite! definir um plano de ação para os próximos anos, aproveitando a cooperação institucional desenvolvida até agora e aprofundando, intensificando e ampliando a eficácia dessa cooperação para avançar no processo de transformação do ensino superior em direção as "Universidades Europeias”.
A aprovação desta candidatura permitirá à Unite! garantir mais financiamento por um período de 4 + 2 anos. O prazo para a nova proposta é 22 de março de 2022 e a divulgação do resultado está previsto para o final de julho.

Para a presidente da Unite!, Tanja Brühl, "a candidatura  Erasmus+ dá-nos a oportunidade de definir uma nova declaração sobre a missão da Unite! após dois anos de intenso trabalho dos diferentes grupos de trabalho da aliança. A Unite! agora tem conhecimentos suficientes para definir uma estratégia de longo prazo que lhe permitirá avançar seus objetivos para a realização de um novo modelo de universidade europeia de inovação e tecnologia".

A Unite! enfrentará agora esse desafio com a integração de dois novos membros: Graz University of Technology (Áustria) e Wroclaw University of Science and Technology (Polónia). Ambas são universidades tecnológicas que compartilham o espírito e o dinamismo da Unite!. Durante 2022, será desenvolvido o processo de integração das duas instituições acima referidas culminando, no final deste ano, numa total integração na aliança.

Nova agenda 2022

Este ano inicia-se com a participação de representantes da aliança, virtualmente, no Forum of Universities for the Future of Europe nos dias 25 e 26 de janeiro, originalmente planeado para ocorrer em Paris.
Definido pela Presidência Francesa do Conselho da União Europeia, o Fórum será uma oportunidade para destacar o papel das universidades europeias para a Europa do futuro e o seu contributo para a sua construção. Através do diálogo entre os diferentes atores do Espaço Europeu do Ensino Superior e os atores políticos, este evento proporcionará Unite! uma excelente oportunidade para divulgação de resultados e enfatizar o seu papel ativo na transformação da área do Ensino Superior como uma das 41 alianças de Universidades Europeias atuais.

Nos dias 3 e 4 de março, nove alunos das universidades integrantes da Unite! participarão na Assembleia dos Estudantes Europeus, que reunirá 200 estudantes representantes das 41 Alianças Universitárias Europeias (EUA) no Parlamento Europeu em Estrasburgo. A conferência é a primeira de uma série de reuniões que darão aos estudantes uma voz pública na União Europeia. A Assembleia dos Estudantes Europeus, uma das principais atividades da Comunidade das Universidades Europeias, será uma oportunidade única para estudantes de toda a Europa abordarem alguns dos desafios mais complexos que a UE enfrenta atualmente.
Serão apresentados painéis e organizadas mesas redondas sobre os seguintes temas: "Como pode a UE reunir os seus cidadãos em torno dos seus valores comuns?", "Como pode a União Europeia tornar-se mais resiliente aos ciberataques?", "Após a pandemia, precisamos de uma European Health Union?", "Agricultura versus sustentabilidade, que modelo económico pode a UE adoptar?", "Como deve ser a democracia europeia do futuro?", "Como deve a UE posicionar-se num mundo globalizado, face a outros atores como os EUA, a China ou a Rússia, e aos conflitos na sua vizinhança?", "Como a UE deve se preparar para lidar com as próximas crises de refugiados?" e "Como construir sistemas de ensino superior orientados para o futuro, digitalizados e inclusivos em toda a União Europeia?".

Ao longo dos anos a comunidade Unite! tem contribuído substancialmente para o desenvolvimento e avanço da aliança.
“A conectividade de nossos atuais sete parceiros tem crescido continuamente. Devido ao grande número de especialistas que contribuem para tantas atividades em todos os parceiros, cada vez mais alunos e funcionários se beneficiam de nossas ofertas para toda a aliança. Esta será agora reforçada por uma cooperação institucional mais profunda no âmbito do novo projeto Erasmus+ e também pela expansão devido a integração dos 2 novos parceiros. Estamos muito satisfeitos que a Graz University of Technology e a Wroclaw University of Science and Technology estejam connosco na nossa aliança e de podermos seguir esse caminho com elas.”, diz Andreas Winkler, Secretário Geral da Unite!. Durante o 4th Unite! Dialogue realizado em Barcelona (novembro de 2021) as Task Forces tiveram a oportunidade de compartilhar e discutir o presente e o futuro. O Governing Platform, A Academic Forum e o SURE! fórum estudantil, órgãos governamentais e representantes de toda a comunidade Unite!, puderam se encontrar pessoalmente e tomar as primeiras decisões para garantir o progresso da aliança em seus objetivos.

O 5th Unite! Dialogue decorrerá entre os dias 8 e 10 de março, organizado pelo Royal Institute of Technology (KTH) Estocolmo e o 6th Unite! Dialogue acontecerá em Torino, organizado pelo Politecnico di Torino (POLITO), entre os dias 19 a 23 de setembro.

 

Mais informações: unite-university.eu

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER