fbpx Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação | ULisboa

Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação

Data de Construção / Inauguração:
1987/1990

Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação

O edifício da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (atualmente Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação) foi projetado pelo arquiteto Manuel Tainha e construído entre 1987 e 1990. Pauta-se pela horizontalidade e pelo aspeto alvo, de exterior sóbrio com inserção de fileiras ritmadas de janelas. Foi pensado de forma a permitir futuras ampliações e previu-se a divisão nos dois sectores de atividades a que se destina; assim, a planta articula dois corpos em torno de pátios similares a claustros. Há duas entradas, sendo atualmente utilizada a da fachada Sul, sobre a Alameda da Universidade; no entanto, foi a entrada saliente da fachada Este que recebeu a inscrição com a denominação da Faculdade. Apesar de incorporado na envolvência, demarca-se dos restantes edifícios inseridos no local, tendo recebido o Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura em 1991.

Morada:
Alameda da Universidade MB