fbpx Projeto ULISSES | Entrevista com o Professor Luís Tinoca | ULisboa

Projeto ULISSES | Entrevista com o Professor Luís Tinoca

Share Projeto ULISSES | Entrevista com o Professor Luís Tinoca

No dia 4 de julho iniciou a segunda fase do projeto ULISSES. Dos 26 estudantes que concluíram com êxito a fase preparatória e foram selecionados para participar na fase de projeto, 22 vão estar connosco em Lisboa a partir de dia 4 de julho e formar equipas de trabalho multidisciplinares e internacionais e, durante três semanas, trabalhar de forma intensiva na resolução de um desafio atual relacionado com a sustentabilidade dos Oceanos.

No curso preparatório participaram, ao todo, 50 estudantes, representando 10 nacionalidades e oriundos de três continentes diferentes. Desse conjunto de estudantes, 27 pertencem a Escolas da ULisboa, 18 estudam em universidades parceiras da rede Unite! e os restantes 5 são oriundos de outras universidades estrangeiras.

O ULISSES (ULisboa ’s Interdisciplinary Studies on Sustainable Environment and Seas) é um projeto educativo internacional que visa proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizagem ativa e a aquisição de competências relacionadas com a preservação dos Oceanos.

Falámos com o Professor Luís Tinoca, coordenador do projeto, para conhecermos melhor esta segunda edição:

O projeto ULISSES é um curso com duas fases. No que consiste a fase preparatória e porque é que a mesma decorre online?

Uma vez que o Ulisses é aberto a estudantes de muitas áreas disciplinares, que vão da Biologia à Engenharia, passando pela Medicina, Zootecnia, Agronomia, Informática, Física, entre outras, a fase preparatória tem o objetivo de construir um repositório de conhecimento comum dentro dos tópicos do curso que permita depois na fase projeto às equipas realizar um trabalho colaborativo interdisciplinar a partir de uma base de conhecimento sólida partilhada. O facto de ser online, fazendo uso de um modelo assíncrono de interação permite que todos os participantes possam aceder de acordo com as suas necessidades individuais, investindo mais nos tópicos que forem novos para eles, e podendo fazer uso de materiais mais avançados nos tópicos com os quais já tenham alguma experiência. Esta modalidade permite assim personalizar mais as experiências individuais de cada participante, sem exigir a presença física que seria muito complicada para um público internacional.

Qual o desafio que os estudantes vão ser convidados a resolver nesta 2.ª edição do ULisses?

O desafio deste ano é semelhante ao do ano passado, dentro do espírito do curso: contribuir para um futuro mais sustentável para o oceano. Este ano, os participantes são confrontados com duas notícias recentes sobre esta temática, o artigo High concentrations of plastic hidden beneath the surface of the Atlantic Ocean (da revista Nature communications) e o artigo Microplastic pollution in Atlantic Ocean exceeds earlier findings (da revista Environmental Science & Engineering) para de seguida ser desafiados a resolver um problema com 3 partes: 1) onde está o plástico?; 2) quais são os efeitos desta poluição? e 3) como combater esta poluição com projetos de recolha e transformação sustentáveis económica e ambientalmente?

Quais os resultados que espera obter e que competências serão estimuladas nos estudantes com este desafio?

A ambição é que este tipo de iniciativas, em que se procuram sinergias multidisciplinares consiga contribuir para o desenvolvimento de novas propostas de intervenção no oceano que ajude a combater esta praga.

Aos estudantes damos a oportunidade de participar num projeto de investigação interdisciplinar da vida real; experimentar a diversidade académica e social de uma comunidade de investigação internacional, trabalhar com colegas de outras escolas e com diferentes formações científicas, conhecer a importância dos oceanos na busca da sustentabilidade do nosso planeta, reconhecer o oceano como uma importante fonte de recursos e riqueza, identificar as fontes de poluição oceânica (especialmente a poluição plástica) e o seu impacto e as principais técnicas utilizadas para a sua mitigação.

No final do projeto, os estudantes, para além de melhorar os seus conhecimentos da língua inglesa, ficam familiarizados com os fundamentos de diversas disciplinas relacionadas com a ciência dos oceanos, com os princípios centrais da ciência dos materiais relacionados com os polímeros, com o impacto da poluição plástica sobre o metabolismo dos sistemas biológicos, com princípios básicos de robótica e a conceção de veículos autónomos para a exploração do mar bem como as técnicas básicas para a reciclagem de materiais e os princípios da economia circular e ainda vários métodos de gestão de projectos.

Que outros aspetos, deste programa, são de realçar?

O programa ULISSES surge no contexto da participação da Universidade de Lisboa na rede Unite! - University Network for Innovation, Technology, and Engineering. O projeto ULISSES segue de perto os conceitos educacionais que estão na base do projeto INSPIRED, criado e oferecido pela TU Darmstadt.

A Unite! é uma Aliança de Universidades Europeias, da qual a ULisboa faz parte. O seu objetivo é dar continuidade à criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior, através de uma nova geração de europeus empenhados na cooperação transnacional, transdisciplinar e multilinguística. Procurando fazer face aos grandes desafios societais e contribuindo para afirmar a liderança da Europa como espaço de conhecimento.