fbpx Instituto Superior Técnico coordena projeto que promove envolvimento cívico através da tecnologia | ULisboa

Instituto Superior Técnico coordena projeto que promove envolvimento cívico através da tecnologia

Instituto Superior Técnico coordena projeto que promove envolvimento cívico através da tecnologia

Instituto Superior Técnico coordena projeto que promove envolvimento cívico através da tecnologia

Share Instituto Superior Técnico coordena projeto que promove envolvimento cívico através da tecnologia

O Instituto Superior Técnico coordena o projeto DCitizens cujo plano de trabalho se vai focar na utilização de novas tecnologias para promover o envolvimento cívico dos cidadãos de Lisboa.

O projeto pretende modificar o paradigma da investigação científica que está atualmente centrado nas Universidades. “O DCitizens é um projeto que pretende dar voz e poder de decisão aos cidadãos de Lisboa para que possam definir a nossa agenda de investigação de acordo com o que consideram importante” revela Hugo Nicolau, professor do Técnico, investigador no Instituto de Tecnologias Interativas (ITI) e coordenador do projeto.

À inovação tecnológica do Instituto Superior Técnico juntam-se ainda os contributos do Instituto Italiano de Tecnologia, da Universidade de Siegen (Alemanha) e da Universidade de Nortúmbria (Reino Unido). Além disso, e tendo em consideração a sua estratégia de proximidade, estão a ser levadas a cabo colaborações com instituições lisboetas que trabalham em coesão social, inclusão e sustentabilidade.

Enquanto projeto Twinning, o DCitizens tem uma forte vertente de networking e formação com vista ao aumento da visibilidade da investigação praticada no Instituto Superior Técnico. “Este projeto vai permitir desenvolver o perfil de investigação do ITI, bem como a nossa competência de inovação na área do civismo digital”, acrescenta Hugo Nicolau.

O início do plano de trabalhos será marcado pela primeira reunião geral do projeto a decorrer de 23 a 25 de janeiro no Hub Criativo do Beato. “Vamos receber os nossos parceiros internacionais e várias instituições locais que vão colaborar connosco ao longo do projeto. O Conselho Português para os Refugiados, a Associação Bengala Mágica, o Clube Intercultural Europeu, a Associação Portuguesa de Neurofibromatose e a Cooperativa Rizoma são alguns exemplos das organizações que vão estar presentes. Muitas outras organizações comunitárias da zona de Lisboa e representantes do governo local vão também marcar presença.”

Com final apontado para 2025, o DCitizens quer fomentar uma relação de co-criação a longo prazo entre a comunidade científica os cidadãos, de forma que se prolongue no tempo mesmo depois do fim do projeto.

O ITI é um dos co-fundadores do laboratório associado LARSyS.

Fonte: IST

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER