fbpx Instituto Superior Técnico coordena projeto que promove envolvimento cívico através da tecnologia | ULisboa

Share Instituto Superior Técnico coordena projeto que promove envolvimento cívico através da tecnologia

O Instituto Superior Técnico coordena o projeto DCitizens cujo plano de trabalho se vai focar na utilização de novas tecnologias para promover o envolvimento cívico dos cidadãos de Lisboa.

O projeto pretende modificar o paradigma da investigação científica que está atualmente centrado nas Universidades. “O DCitizens é um projeto que pretende dar voz e poder de decisão aos cidadãos de Lisboa para que possam definir a nossa agenda de investigação de acordo com o que consideram importante” revela Hugo Nicolau, professor do Técnico, investigador no Instituto de Tecnologias Interativas (ITI) e coordenador do projeto.

À inovação tecnológica do Instituto Superior Técnico juntam-se ainda os contributos do Instituto Italiano de Tecnologia, da Universidade de Siegen (Alemanha) e da Universidade de Nortúmbria (Reino Unido). Além disso, e tendo em consideração a sua estratégia de proximidade, estão a ser levadas a cabo colaborações com instituições lisboetas que trabalham em coesão social, inclusão e sustentabilidade.

Enquanto projeto Twinning, o DCitizens tem uma forte vertente de networking e formação com vista ao aumento da visibilidade da investigação praticada no Instituto Superior Técnico. “Este projeto vai permitir desenvolver o perfil de investigação do ITI, bem como a nossa competência de inovação na área do civismo digital”, acrescenta Hugo Nicolau.

O início do plano de trabalhos será marcado pela primeira reunião geral do projeto a decorrer de 23 a 25 de janeiro no Hub Criativo do Beato. “Vamos receber os nossos parceiros internacionais e várias instituições locais que vão colaborar connosco ao longo do projeto. O Conselho Português para os Refugiados, a Associação Bengala Mágica, o Clube Intercultural Europeu, a Associação Portuguesa de Neurofibromatose e a Cooperativa Rizoma são alguns exemplos das organizações que vão estar presentes. Muitas outras organizações comunitárias da zona de Lisboa e representantes do governo local vão também marcar presença.”

Com final apontado para 2025, o DCitizens quer fomentar uma relação de co-criação a longo prazo entre a comunidade científica os cidadãos, de forma que se prolongue no tempo mesmo depois do fim do projeto.

O ITI é um dos co-fundadores do laboratório associado LARSyS.

Fonte: IST