fbpx Entrega do Prémio Universidade de Lisboa 2020 a António Guterres | ULisboa

Entrega do Prémio Universidade de Lisboa 2020 a António Guterres

Share Entrega do Prémio Universidade de Lisboa 2020 a António Guterres

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, recebeu o Prémio Universidade de Lisboa 2020 na cerimónia que decorreu esta quinta-feira, 5 de janeiro de 2023, na Aula Magna.

A cerimónia de entrega do Prémio Universidade de Lisboa 2020, instituído com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, ao Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, foi conduzida pela Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População, Catarina Furtado e foi presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a presença do Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira e do Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, Paulo de Macedo.

Na primeira intervenção da noite, o Reitor da Universidade de Lisboa enalteceu o singular percurso de vida do premiado, o seu apego às causas sociais e a sua capacidade de as transformar em ação política. Afirmando que a Universidade de Lisboa “continuará a dar um contributo fundamental para a ciência, para a cultura e para a reflexão sobre a sociedade e a condição humana. Continuará a ser um lugar onde a ciência e a cultura são criadas, exibidas, divulgadas e onde a condição humana será sempre o centro do seu envolvimento cívico. A Universidade de Lisboa sente-se honrada por um dos mais brilhantes do mundo aceitar o Prémio maior que anualmente atribui.”.

Aquando da sua intervenção, foi o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, que devolveu a mensagem de gratidão à ULisboa: “Esta é a minha Universidade, foi numa Escola desta Universidade, no Instituto Superior Técnico, que aprendi a pensar com rigor, que aprendi a valorizar a ciência e a verdade, que aprendi a trabalhar em equipa e também, é verdade, como voluntário em ação social em bairros de lata de Lisboa, que sofri um choque emocional e racional, que largamente determinou a minha vida e tenho, por isso, uma enorme dívida de gratidão para com esta Universidade. (...) É com profunda emoção e é com enorme sentido de agradecimento que aqui estou.”.

O Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, Paulo de Macedo, partilhou a certeza de que este reconhecimento é o da Universidade de Lisboa como é de todo o país. Considerando a grande importância da atribuição deste prémio a António Guterres “pois trata-se da sua Alma Mater”, como também para a ULisboa e para a própria Caixa Geral de Depósitos, cujo voto é o de estar presente e poder contribuir para momentos como este.

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, sublinhou ainda que continuará a “Lutar pela paz, lutar pelo fim ou pela redução das desigualdades, lutar pela reafirmação dos direitos humanos e em particular pelos direitos à igualdade de género e travar esta luta louca que temos vindo a ter contra a natureza, são objetivos em relação aos quais não nos podemos resignar e, na medida em que alguma coisa o Secretário-Geral das Nações Unidas o possa fazer, podem ter a certeza de que tudo farei para que possamos corrigir estas tendências extremamente negativas às quais o nosso mundo tem vindo a evoluir nos últimos tempos. E este prémio vai ajudar a ganhar consciência da necessidade de tudo fazer nesse sentido e, por isso, quero agradecer, do fundo do coração.”.

O prémio, no valor de 25 mil euros, vai ser doado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas ao Conselho Português para os Refugiados, doação que o Reitor da Universidade de Lisboa realça, no empenho de António Guterres e na sua “ambição de transpor a solidariedade para o coletivo, revelando o lado mais nobre da política”, referindo também o compromisso da ULisboa nesta área de atuação: “Sendo o objetivo de vida do nosso homenageado encontrar soluções para melhorar a vida dos mais vulneráveis, a Universidade de Lisboa congratula-se com a doação deste prémio e manifesta disponibilidade para continuar a trabalhar com o Conselho Português para os Refugiados em áreas de interesse comum.”.

O Presidente da República sublinhou a paixão com a qual António Guterres guiou toda a sua vida: “Ele era, de longe, o melhor de uma geração cheia de outros muito bons. Mas ele é mais do que isso, ele é o melhor dos melhores na luta pelas causas, pelas causas universais.”.

A cerimónia contou ainda com dois momentos musicais, um interpretado pelo Coro Juvenil da Universidade de Lisboa, dirigido pela maestrina Erica Mandillo e pela atuação da cantora Mariza, que encerrou a Cerimónia com “Primavera”, um tema em que interpreta um poema de Daniel Faria e no qual a cantora cantou à capela.

A atribuição do Prémio Universidade de Lisboa a António Guterres reconhece o seu singular contributo para o país e para o mundo, só possível pelas suas excecionais qualidades humanas e intelectuais. O Prémio Universidade de Lisboa tem como objetivo distinguir e premiar individualidades que tenham contribuído de forma notável para o progresso e o engrandecimento da Ciência e/ou Cultura e para a projeção internacional do país.

Fotografias MOVIMENTO EXPRESSÃO FOTOGRÁFICA