fbpx 5.ª Conferência Anual da redeSAÚDE - Uma Agenda de Investigação em Saúde para 2030 | ULisboa

30 de Novembro de 2021
Reitoria da Universidade de Lisboa

A 5ª Conferência da Rede de Saúde decorrerá no próximo dia 30 de novembro, subordinada ao tema “A Health Research Agenda Towards 2030”, inserida no evento “Novos Desafios em Saúde na ULisboa” da redeSAÚDE da Universidade de Lisboa.

Share 5.ª Conferência Anual da redeSAÚDE - Uma Agenda de Investigação em Saúde para 2030

Na primeira sessão plenária da Conferência serão focados os desafios, oportunidades e problemas em diversas áreas da saúde que se anteveem para 2030 e possíveis soluções, com a eventual contribuição da Universidade de Lisboa.

Seguir-se-á a apresentação de trabalhos de investigação, maioritariamente realizados na Universidade de Lisboa, designadamente, nas áreas da Medicina Personalizada, das Doenças Infecciosas, Degenerativas e Oncológicas em Saúde (de cariz quer fundamental quer aplicado).

A segunda parte, mais virada para a sociedade, será dedicada a mesas redondas onde serão debatidos entre a comunidade académica, os stakeholders, nomeadamente da indústria e a sociedade civil, temas emergentes que integram a Agenda em Saúde da Universidade de Lisboa, nomeadamente: Envelhecimento, Terapias Inovadoras, Vacinas e Saúde Digital.

A conferência culminará com uma plenária sobre Gestão de Dados e Transformação Digital em Saúde e com a entrega de 4 prémios dos trabalhos de investigação, 2 de nível Doutoramento (Prémio Luz Saúde) e 2 de nível Mestrado (Prémio Plux) desenvolvidos por investigadores juniores com afiliação à Universidade de Lisboa

A 5.ª conferência da redeSAÚDE conta com a participação do Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, representantes do Ministério da Saúde, da Indústria, de Associações Profissionais e de Associações de pacientes, entre outras individualidades e organizações, para além das Escolas e Centros de Investigação da Universidade de Lisboa.

Nesta conferência serão atribuídos os prémios aos 4 vencedores do Prémio ULisboa - Rede Saúde 2021 que visa distinguir os melhores trabalhos realizados por estudantes de mestrado e de doutoramento da ULisboa, apresentados na Conferência, ligados à temática da saúde, nas vertentes de investigação fundamental e aplicada. O processo de submissão dos trabalhos decorre online até dia 15 de novembro (consulte o regulamento e edital).

A rede temática interdisciplinar de Saúde visa fomentar a cooperação entre os docentes/investigadores da Universidade de Lisboa, para promover uma resposta coordenada aos desafios científicos relacionados com a inovação em produtos, processos e serviços no setor dos cuidados de saúde.

A redeSAÚDE opera na interface entre a Ciência, a Inovação e as Políticas Públicas, promovendo ações colaborativas para dar resposta a objetivos nacionais e internacionais, através de uma rede estratégica de parcerias na área da Saúde.

Logótipos sponsors

A Comissão Científica

Margarida Amaral, Chair, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Cláudia Lobato da Silva, Vice-Chair, Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa