fbpx Henrique José Sampaio Soares de Sousa Leitão | ULisboa

Doutoramento
Física
Nota Biográfica

Henrique Leitão é investigador principal no Departamento de História e Filosofia das Ciências, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tendo sido presidente do Departamento em 2015-18 e 2018-21.

Os seus interesses de investigação estão centrados na história da ciência nos séculos XVI e XVII, em especial na história da matemática, cosmografia e da cartografia. É o responsável da comissão científica encarregue da publicação das Obras de Pedro Nunes, pela Academia das Ciências de Lisboa e Fundação Calouste Gulbenkian.

Foi autor/editor de mais de 20 livros e de cerca de 100 artigos/capítulos académicos. É membro de várias associações académicas, entre as quais a Academia das Ciências de Lisboa, a Academia de Marinha, a Académie International d’Histoire des Sciences, a History of Science Society.

Recebeu diversas distinções e prémios, entre os quais o Prémio Pessoa (2014), a Comenda da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada (2015), e em 2018 uma Advanced Grant do European Research Council.