fbpx “Os impactos territoriais das autoestradas em Portugal” | ULisboa

“Os impactos territoriais das autoestradas em Portugal”

9 de Dezembro de 2022
Sala de Conferências da Reitoria da ULisboa

“Os impactos territoriais das autoestradas em Portugal”

A RedeMov da Universidade de Lisboa (ULisboa), no âmbito do Ciclo de Conferências “Conversas à Sexta”, organiza a Conferência “Os impactos territoriais das autoestradas em Portugal” no dia 9 de dezembro, às 17h, na Sala de Conferências da Reitoria da ULisboa, contando, como oradora, com a Professora Patrícia Melo, Professora Associada do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

Share “Os impactos territoriais das autoestradas em Portugal”
Enquadramento da Conferência
Em 1986, no ano de adesão à então CEE, Portugal tinha uma das mais baixas dotações de autoestradas entre os países europeus. Desde então a rede cresceu rapidamente - a uma taxa média anual de 9% entre 1986 e 1990, 17% entre 1990 e 2000, e 5% entre 2000 e 2010 -, tendo o país atualmente a quinta maior densidade de autoestradas per capita da UE27 e a segunda maior densidade entre os países da UE15. Mas quais foram os impactos no território deste investimento?
A conversa irá apresentar os principais resultados do projeto TiTuSS, desenvolvido em parceira com o Instituto Superior Técnico (IST), que estudou os impactos socioeconómicos e territoriais da expansão da rede de autoestradas em Portugal desde 1981. As autoestradas contribuíram para o crescimento da população e do emprego nos municípios por onde passam, mas promoveram, também, um modelo de organização territorial com elevados custos socioecónomicos e ambientais, muitos dos quais são de reversão difícil mesmo no médio prazo, dificultando por isso a transição para um modelo de desenvolvimento económico mais sustentável e equitativo.
Prof. Patricia Melo é Doutorada e Mestre em Economia Regional e Transportes pelo Imperial College London. Foi investigadora no Centro de Estudos em Transportes (CTS) do Imperial College London e no Departamento de Ciências Sociais, Económicas e Geográficas (SEGS) do James Hutton Institute, na Escócia. Desde 2017 é professora associada no Departamento de Economia do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa e investigadora na Unidade de Estudos sobre Complexidade e Economia (UECE). Tem coordenado e participado em vários projetos de investigação nacionais e europeus sobre o papel da acessibilidade em transportes enquanto fator determinante da produtividade económica, do desenvolvimento regional e da coesão territorial, e mais recentemente sobre questões de mobilidade sustentável. Atualmente coordena dois projetos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, focados nos efeitos económicos e territoriais do investimento em autoestradas e desinvestimento em ferrovia em Portugal. É cofundadora da cooperativa Bicicultura, um centro de educação, promoção e inovação que visa fomentar os modos ativos e sustentáveis de mobilidade.

Ciclo de Conferências “Conversas à Sexta”
redeMOV organiza as “Conversas à Sexta”, Ciclo de Conferências mensais que constitui um espaço de reflexão e debate em torno da área da mobilidade urbana. Esta iniciativa pretende reunir a comunidade académica, as entidades reguladoras, operadoras e de empresas intervenientes nos sistemas de transportes num espaço de promoção da investigação e inovação, de divulgação e mobilização para oportunidades de financiamento e de resposta aos desafios colocados pela sociedade.

Assista aqui ao vídeo: