fbpx Mostra de Premiados do FATAL | ULisboa

2 de Dezembro de 2016

Mostra de Premiados do FATAL

Share Mostra de Premiados do FATAL

A Universidade de Lisboa (ULisboa) organiza o FATAL –  Outras Cenas que apresenta espetáculos ou grupos premiados ao longo de várias edições do Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa.

O TEUC, Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra que foi premiado em 2016 com o Prémio FATAL – Cidade de Lisboa (com o apoio da CML), atribuído ao espectáculo mais inovador apresentado no Festival, apresenta agora em Lisboa, imediatamente após a estreia em Coimbra, a sua mais recente produção:

ESTEPE

Na vaga de fundo, a recusa: No Wave. Os artistas/amadores/actores fazem filmes com as folhas do guião penduradas na parede, pedem as chaves de um apartamento a uma agência de imóveis e filmam uma longa-metragem durante a noite, tocam todos numa banda (mesmo que não tenham nunca pegado num instrumento). Tudo isto num cenário de crise económica onde a beat generation é saudada: “EVERYTHING BELONGS TO ME BECAUSE I’M POOR”.

É sempre importante não nos levarmos a sério. É importante fazer espectáculos de teatro sem ter o texto decorado. Sem ter de agradecer no fim. Sem ter de. O teatro é o que se quiser fazer dele. O cinema é o que se quiser fazer dele. E, ao dizer isto, ao dizer que a arte é o que se quiser fazer dela, a haver seriedade, ela encontra-se na resistência. Porque se a arte é o que se quiser fazer dela, já os corpos que a habitam e fazem, não são uma extensão de uma identidade artística ou social. São o que são, são o que vão sendo. O corpo não é o que se quiser fazer dele (qualquer gripe relembra-nos disso), muito menos um território de experiência para alcançar “objectivos” ou chegar à imagem da pessoa que se pretende ser. Na paisagem contemporânea que habitamos, habilmente geometrizada em lógicas de espelhamento, pouca vida resta que não sirva à replicação do que possa ser traduzível como valor. ESTEPE é um terreno árido, com pouca vegetação. O pouco que sobrevive, resiste.

Ficha Técnica e Artística

Encenação | Paula Garcia

Assistência de Encenação | Sónia Tigre

Interpretação | Ana Lopes | Carolina Moreira | Catarina Carrilho | Catarina Arteaga | Emanuel Santos | Inês de Miranda | Renata Montojos | Xénon Cruz