fbpx MasterTalk do Técnico – Departamento de Matemática | ULisboa

Categoria de Eventos

MasterTalk do Técnico – Departamento de Matemática

MasterTalk do Técnico – Departamento de Matemática
11 de Abril de 2024
17:15
Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico | Campus Alameda

MasterTalk do Técnico – Departamento de Matemática

Conhecer os mestrados do Departamento de Matemática do Técnico, os professores, os estudantes e todas as oportunidades que se abrem quando se vem estudar para o Técnico.

Share MasterTalk do Técnico – Departamento de Matemática

Programa:

17h15 | Abertura de portas
17h30 | Palestra: Prof.ª Patrícia Gonçalves (30min + questões)
18h30 | Conhecer os cursos com estudantes, professores e oportunidades (apoios, bolsas, internacionalização)
19h30 | Fim do evento

Palestra:

A conexão entre o mundo microscópico  e o macroscópico: a dedução de leis universais a partir do movimento (aleatório) de partículas. 

Nesta palestra vamos entender como  obter padrões universais que modelam a evolução de quantidades macroscópicas  de sistemas físicos, a partir da análise de modelos microscópicos compostos pelas partículas constituintes destes sistemas, como, por exemplo, analisar a evolução da densidade de um gás através do movimento das suas moléculas. Iremos assumir que este movimento é aleatório (ou seja, que as moléculas movem-se numa certa direção com uma certa probabilidade) e, a partir desta hipótese, vamos deduzir leis para a evolução da densidade. Estas leis são universais e estão presentes em vários sistemas físicos.

Patricia Gonçalves nasceu em Esposende e cresceu na cidade de Barcelos. Terminou a licenciatura em Matemática (ramos educacional e pura) na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em 2002 e em 2003 iniciou um doutoramento em Matemática no IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada no Rio de Janeiro, Brasil, que terminou em 2007. Logo depois, realizou um pós-doutoramento na Universidade de São Paulo e outro na Universidade do Minho. Trabalhou como investigadora na Universidade do Minho, na FCT Universidade Nova de Lisboa e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro até 2016, quando entrou para o Instituto Superior Técnico como professora associada do Departamento de Matemática.

Ganhou várias bolsas de investigação de várias agências de fomento, em particular a bolsa “Estímulo à investigação” em 2008 financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, bem como outras bolsas de investigação financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. É editora associada de várias revistas científicas internacionais importantes na área da probabilidade. Proferiu uma palestra na sessão de probabilidade no Congresso Internacional de Matemática em 2022, que se realiza a cada quatro anos. Possui cerca de 70 artigos científicos publicados na área da Matemática, já realizou mais de 100 palestras em eventos científicos internacionais e fez parte de vários comités de organização de eventos importantes na área da probabilidade.

Em 2016, foi-lhe atribuída uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação (ERC) para desenvolver trabalho de investigação em “limites hidrodinâmicos e flutuações de equilíbrio: a universalidade de sistemas de partículas”, no valor de aproximadamente um milhão de duzentos mil euros, tendo sido até hoje a única bolsa atribuída na área da Matemática em Portugal. Esta bolsa permitiu estudar as leis universais que estão presentes (mas escondidas) em vários sistemas físicos do mundo que nos rodeia.

Foi vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática – SPM –  em 2020/2021. Em 2023 foi nomeada “membro correspondente” da Academia das Ciências de Lisboa e foi nomeada “Schramm lecture” no evento mais importante na área da probabilidade: o congresso “Stochastic Processes and their Applications” que terá lugar em 2024 em Bochum na Alemanha. Atualmente, é professora Catedrática do Departamento de Matemática do IST; desde 2017 é membro do Conselho Científico do IST; e desde 2021 é Presidente do Conselho Científico da IST-ID.

Participação gratuita mediante inscrição.

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER