fbpx MasterTalk do Técnico – Departamento de Física | ULisboa

Categoria de Eventos

MasterTalk do Técnico – Departamento de Física

MasterTalk do Técnico – Departamento de Física
3 de Julho de 2024
17:15
Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico | Campus Alameda

MasterTalk do Técnico – Departamento de Física

Conhecer os mestrados do Departamento de Física do Técnico, os professores, os estudantes e todas as oportunidades que se abrem quando se vem estudar para o Técnico.

Share MasterTalk do Técnico – Departamento de Física

Programa:

17h15 | Abertura de portas
17h30 | Palestra: Prof. Vítor Cardoso (30min + questões)
18h30 | Conhecer os cursos com estudantes, professores e oportunidades (apoios, bolsas, internacionalização)
19h30 | Fim do evento

Palestra:

A Física é a busca do entendimento pleno de como as coisas funcionam, ao nível mais elementar e, portanto, universal. Nesta palestra vamos discutir algumas das questões em aberto, com foco nos desenvolvimentos da última década em física de buracos negros e do universo primordial, com uma incursão em física de partículas.

Vítor Cardoso nasceu na Póvoa de Varzim em 1975, e vive entre Portugal e Dinamarca. É Professor Catedrático Distinto no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico e Bohr Professor no Instituto Niels Bohr, Universidade de Copenhaga onde é Villum Investigator e DNRF Chair. Doutorou-se em Física no Instituto Superior Técnico e fez investigação de pós-doutoramento em Saint Louis (Missouri) e Oxford (Mississipi) nos Estados Unidos.

Os seus interesses de investigação incidem sobre ondas gravitacionais e buracos negros e a física do espaço, e é um pioneiro em espectroscopia de buracos negros e testes da teoria de Einstein. É autor de um livro e de centenas de artigos publicados em revistas internacionais.

Foi Chair de um consórcio europeu com centenas de cientistas, presidente do Departamento de Física do Técnico e líder de vários Working Groups internacionais em Astrofísica. Foi professor visitante distinto em Roma, Belém do Pará e van der Waals Professor em Amesterdão. Foi cientista convidado no CERN, no Perimeter Institute em Tóquio e Quioto. A sua investigação foi distinguida três vezes pelo European Research Council.

Em 2015 foi agraciado pelo Presidente da República com a Ordem de Santiago D’Espada, pelas suas contribuições para a ciência. É membro eleito da Academia de Ciências de Lisboa, membro fundador da Sociedade Portuguesa de Relatividade Geral e Gravitação e membro do Conselho Científico da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Participação gratuita mediante inscrição.

Mais informações.

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER