fbpx Exposição "Arte no Feminino - 10 Anos, 10 Artistas" | ULisboa

Categoria de Eventos

Exposição "Arte no Feminino - 10 Anos, 10 Artistas"

"Arte no Feminino" - 10 Anos, 10 Artistas
8 de Março de 2024 a 31 de Maio de 2024
17:00 a 18:30
Reitoria da Universidade de Lisboa

Exposição "Arte no Feminino - 10 Anos, 10 Artistas"

A exposição "Arte no Feminino - 10 Anos, 10 Artistas", é uma das muitas iniciativas que integram o programa de comemorações dos 10 anos da ULisboa e está patente no átrio da Reitoria da Universidade de Lisboa, até ao dia 31 de maio de 2024.

Share Exposição "Arte no Feminino - 10 Anos, 10 Artistas"

Inauguração: 8 março 2024
Finissage: 27 maio 2024
Data: 8 mar – 31 maio 2024
Horário: 2.ª a 6ª-feira, das 10h às 18h
Local: Reitoria da Universidade de Lisboa
Entrada Livre
 

A finissage da exposição "Arte no Feminino" - 10 Anos, 10 Artistas" terá lugar 27 de maio, às 17h, na qual decorrerá o lançamento do catálogo da exposição e a mesa redonda "Arte no Feminino", moderada por Sandra Vieira Jürgens, Curadora da Coleção de Arte Contemporânea do Estado (CACE), com a participação dos investigadores Vítor Serrão e Filipa Lowndes Vicente, terminando com a visita guiada à exposição.

 

Ana Bonifácio
Ana Lima-Netto
Ana Margarida Matos
Ângela Ferreira
Isabel Sabino
Mariana Castro
Marta Soares
Paula Rego
Vanessa Barragão
Virgínia Fróis

 

«Celebramos os 10 anos da Fusão! Celebramos a Mulher!
A presença das mulheres nas artes plásticas tem uma história longa, rica, diversificada e de crescente afirmação societal, embora muitas vezes tenham enfrentado desafios e discriminações diversas ao longo do tempo.

O principal pretexto para realização de uma exposição mobilizadora de artistas femininas surgiu, naturalmente, associado à celebração do Dia Internacional das Mulheres, dia 8 de março, instituído em 1975, pelas Nações Unidas, para evocar e celebrar os direitos e conquistas da Mulher e o seu papel ativo e fundamental na História e na Sociedade.

Tendo em vista a seleção das 10 artistas, assumiram-se diversos pressupostos: terem, em algum momento da sua vida, ligação com a ULisboa ou universidades precedentes (estudantes, professoras/investigadoras ou técnicas), e se possível com alguma diversidade de unidades orgânicas, para assim fazer jus à ideia da Fusão; cobrirem diferentes manifestações das artes plásticas; e a coexistência de artistas mais experientes e consagradas com artistas mais jovens e emergentes.»

José Manuel Simões
Comissário para as Comemorações dos (723+) 10 Anos da ULisboa
Curador da Exposição
 

Mais informações

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER