fbpx Risco ambiental e saúde na transição ecológica e digital | ULisboa

Risco ambiental e saúde na transição ecológica e digital

Educação, Formação
Nível
Formação / Complemento Especializado
Unidade Orgânica
Faculdade de Farmácia
FFULisboa
Professor Responsável
Matilde dos Santos Duque Fonseca e Castro/Maria do Rosário Bronze
Ano / Semestre
  • 2022/2023
  • 1º Semestre
Idioma de Lecionação
PT
Regime
Início da Candidatura
01/12/2022
Início do Curso
03/01/2023
Desenvolvimento ambiental sustentável: água e saneamento, vida marinha e terrestre protegem. Xenobióticos ambientais. Impacto analítico&regulamentar &Saúde
Sumário

contexto:aborda risco ambiental(RA), avaliação&análise do risco ambiental(AARA) de xenobióticos/disruptores endócrinos/ antibióticos e impacto no desenvolvimento/crescimento/reprodução/comportamento de organismos na biodiversidade e antibio-resistencia. Conteúdo: i)base científica da AARA de contaminantes e lixos ii)testes laboratoriais iii)regulação e legislação iv)avaliação&simulação do RA in vitro/in vivo/in silico RA v) regulação e legislação para o AARA, gestão e comunicação. Resultados: i)literacia em AARA; ii)profissionais, empresas e sociedade informados nas áreas do ambiente e proteção ambiental iii)sensibilização para RA e estratégias preventivas iv)politica, motivação&monitorização para mitigar a contaminação ambiental e emissões de poluentes do ar v)infraestrutura de prestação de serviços, regulação&consultoria em AARA. Estrutura: semestral com 6 módulos/teórico/prático/laboratorial, e seminários/workshops/ projetos em empresas, unidades de investigação, agencias regulamentares obrigatórios/opcionais. Duas edições anuais de 21 estudantes/edição; 56ECTS; total de 1568 horas; Público: profissionais dos setores público/privado/regulamentar em AARA & impacto em saúde

Saídas Profissionais
Profissionais de Empresas Públicas ou Privadas na com interesse na área ambiental, Autarquias, Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS), Delegações Regionais de Saúde, Indústria farmacêutica, Indústria alimentar, Indústria química, Indústria têxtil e do calçado, Formadores, Cientistas.
Observações
O programa inicial do curso foi alterado. A oferta do curso é feita em módulos independentes modular.

Custo
Condições de Acesso
Profissionais com diferentes formações que necessitem adquirir conhecimentos adicionais e competências técnicas/práticas atualizadas nos diversos temas relacionados com o risco ambiental. Poderão também ocupar vagas candidatos que pretendam obter competências na área do risco ambiental para poderem ingressar no mercado profissional.Com este curso pretende-se oferecer uma formação diferenciada que permita ao formando uma série de capacidades que o promovam no mundo laboral que a nível nacional como internacional.

Parceiros e Apoios

Parceiros
Faculdade de Belas Artes; Faculdade de Ciências; Faculdade Direito; Faculdade de Medicina; Faculdade de Medicina Veterinária; Instituto Superior Agronomia; Instituto Superior Técnico. Agência Portuguesa do Ambiente; Autoridade de Segurança Alimentar e Económica; Colégio F3; Direção Geral da Alimentação e Veterinária; INFARMED (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde); ITQB/iBET (Instituto de Tecnologia Química e Biológica/Instituto de Biologia Experimental e Biológica); Instituto Nacional Dr Ricardo Jorge; Instituto Hidrográfico; VALORMED.
Apoios
Bolsas PPR