fbpx Gestão de dados de investigação | ULisboa

Gestão de dados de investigação

Ciência de Dados, Tecnologias de Informação, Transição Digital
Nível
Formação / Complemento Especializado
Unidade Orgânica
Instituto de Ciências Sociais
Cidade Universitária
Professor Responsável
Vítor Sérgio Ferreira
Duração
1 semana
Ano / Semestre
  • 2021/2022
  • 2º Semestre
Regime
Início da Candidatura
07/03/2022
Início do Curso
23/05/2022
Sumário

Num contexto de transformação digital, a atividade de investigação vai estando cada vez mais confrontada com a necessidade de boa resposta a tarefas de gestão e manuseamento de dados. Várias destas exigências partem dos financiadores. Neste curso, pretendemos, por isso, facultar informação sobre boas-práticas e técnicas para manuseamento de dados que permitam a otimização de tarefas deste tipo. Em diálogo com uma componente teórica e conceptual, serão testadas operações de ordem diversa para ilustrar 4 níveis fundamentais no manuseamento de dados de investigação: a recolha, a utilização, a gestão e o depósito de dados.
Para este curso, serão indicadas e testadas um conjunto de ferramentas testadas previamente e especialmente selecionadas para a execução das tarefas previstas. Na seleção destas aplicações ou serviços, é dada preferência a opções de código aberto que não impliquem custos para os utilizadores.

Acesso

Custo