fbpx Curso Pós-Graduado de Especialização em Psicologia na Área da Promoção de Escolas Saudáveis: Intervenção com alunos, professores e pais | ULisboa

Educação, Formação
Nível
Atualização / Requalificação
Unidade Orgânica
Faculdade de Psicologia
Cidade Universitária
Professor Responsável
Ana Margarida Veiga Simão
Alexandra Marques Pinto
Ano / Semestre
  • 2022/2023
  • 2º Semestre
Sumário

A pertinência do curso prende-se com o relevo histórico-social do tema da saúde psicológica e bem-estar das populações e com o papel de Escolas Saudáveis na implementação de ações para a sua promoção. O curso tem como finalidade o desenvolvimento pessoal e profissional e a eficácia de psicólogos com intervenção em contexto escolar e na comunidade, nos domínios científico, técnico e deontológico. São objetivos do curso contribuir para que os psicólogos seus participantes: (1) compreendam as necessidades, desafios e recursos da Escola nas áreas da promoção da saúde psicológica de alunos, professores e pais; (2) desenvolvam o seu autoconhecimento, reflexão e autorregulação enquanto profissionais com potencial de intervenção naquelas áreas em contexto escolar; (3) atualizem e aprofundem conhecimentos teóricos sobre promoção da saúde psicológica à luz de diferentes modelos compreensivos; (4) desenvolvam e aperfeiçoem competências de avaliação e de intervenção psicoeducativa, preventiva e promocional, na área da saúde psicológica, dirigidas a alunos, professores e pais; (5) incrementem a sua colaboração com outros agentes educativos (e.g., professores, pais), numa perspetiva de integração de conhecimentos e práticas, para o desenvolvimento da intervenção nestas áreas. O curso tem a duração de um ano letivo, abrangendo um total de seis unidades curriculares, correspondentes a 60 ECTS.

Devido ao número insuficiente de candidatos, o curso não irá funcionar.

Custo