Psicologia na Crise e na Emergência
Psicologia na Crise e na Emergência
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A experiência recente com grandes desastres e com atentados terroristas, a urgência da ajuda humanitária e o impacto das alterações climáticas, tornou clara a necessidade de desenvolver as competências dos profissionais para responder de forma eficaz nestas situações de crise e emergência por forma a diminuir as suas consequências negativas. Este mestrado tem como objetivo geral contribuir para uma melhoria na eficácia profissional dos seus participantes, fornecendo-lhes um sólido conhecimento científico na área da psicologia que lhes permita fazer face às exigências do trabalho nas situações de emergência e crise. Este mestrado é relevante para psicólogos que trabalhem ou queiram vir a trabalhar em instituições com responsabilidades na intervenção nas situações de crise e emergência ou outros profissionais –engenheiros, médicos, enfermeiros e jornalistas - que trabalhem nestas instituições e queiram complementar as suas competências com conhecimentos científicos de psicologia na área.
O Mestrado em Psicologia na Crise e Emergência apresenta uma estrutura curricular organizada em semestres. No 1º ano com três Unidades Curriculares (UC) obrigatórias e duas UC optativas em cada um dos semestres e no 2º ano com Seminário de Dissertação ou Projecto e realização de Estágio.
O Mestrado em Psicologia na Crise e Emergência tem os seguintes objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) a desenvolver pelos estudantes:
Demonstrar conhecimentos acerca do código de ética e standard de conduta nacionais e internacionais de atuação na área da crise e emergência;
Atualizar e aprofundar contributos da psicologia para a investigação, compreensão e intervenção nas fases de gestão de uma situação de crise e emergência (redução do risco, resposta e recuperação);
Desenvolver e aperfeiçoar competências de avaliação e intervenção psicológica nas situações de crise e emergência por forma a desenvolver a resiliência dos intervenientes e comunidades;
Fomentar a colaboração de especialistas de diversas áreas disciplinares, numa integração de conhecimentos e praticas, para o desenvolvimento de investigação e de intervenção neste domínio;
Estimular nos participantes a reflexão, autorregulação e conhecimento pessoal enquanto profissionais em intervenção na crise.