Engenharia Física Tecnológica
Engenharia Física Tecnológica
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A formação em Engenharia Física Tecnológica concretiza a visão de que o progresso económico, humano e social pode ser alcançado pela compreensão e manipulação da matéria, não apenas à escala macroscópica, mas também a escalas que vão desde a nanotecnologia às partes distantes e desconhecidas do Universo. Um engenheiro físico tecnológico é diariamente desafiado a participar no desenvolvimento científico para estender os limites da ciência, obtendo e aplicando novos conhecimentos na fronteira entre a ciência, a engenharia e a tecnologia.
O Mestrado de Engenharia Física Tecnológica (MEFT) segue os padrões definido pelo CDIO Consortium, no que é esperado na formação de um engenheiro: “Graduating engineers should be able to conceive-design-implement-operate complex value-added engineering systems in a modern team based environment”.
Especificamente o MEFT visa:
• Renovar gerações de investigadores e quadros universitários em áreas de investigação científica da física, engenharia e áreas afins.
• Gerar capital humano com capacidade de apresentar soluções inovadoras, intervir para a resolução em
problemas em vários sectores, nomeadamente, energia, ambiente, saúde e biomedicina, organização e visualização de informação, computação e simulação, produção industrial e finanças.
• Fomentar o advento de líderes empreendedores e criadores de empresas, com grande adaptabilidade ao
acelerado desenvolvimento tecnológico e científico, e preparar consultores/auditores para avaliar projetos ou
situações de risco.
Os desafios postos aos engenheiros físicos têm vindo a evoluir significativamente na última década. Assim para o
MEFT contribuir para uma resposta eficaz a esta sociedade em mudança, na formação dos seus engenheiros, deve promover a criatividade, inovação e empreendedorismo, participando na criação de uma sociedade sustentável
baseada na ética e valores humanistas.
Do engenheiro Físico é esperado:
• Ter uma visão global dos problemas simples e/ou complexos, procurando entender as suas implicações
interdisciplinares, e ser capaz de propor soluções inovadoras.
• Ter conhecimentos especializados de ciência, engenharia e tecnologia, promover uma atitude profissional, rigorosa e responsável. Ser dotado de um espírito crítico e inovador, saber pensar de forma independente, adquirir
hábitos de liderança e saber trabalhar em equipa.
• Saber apresentar as suas conclusões e raciocínios aos seus pares, especialistas e não especialistas de forma
rigorosa, estruturada e objetiva.