Engenharia Aeroespacial
Engenharia Aeroespacial
1
A Engenharia Aeroespacial tem acelerado a forma como nos movimentamos, através do desenvolvimento de vários tipos de veículos como aeroplanos, helicópteros ou aeronaves robotizadas e da própria gestão do tráfego aéreo. Aproxima-nos também do Espaço com o desenvolvimento de foguetões e satélites, contribuindo ainda para o aperfeiçoamento das vias de comunicação. Assim, o papel de um engenheiro aeroespacial passa por projetar e conceber veículos aéreos e espaciais, bem como desenvolver todos os sistemas de apoio e controlo associados.
No final da Licenciatura em Engenharia Aeroespacial o aluno deverá ter desenvolvido conhecimentos e competências para:
• conceber, projetar, fabricar e operar sistemas e produtos de engenharia aeroespacial de uma forma criativa, crítica, autónoma e interdisciplinar, incorporando as mais recentes inovações tecnológicas.
• resolver problemas de engenharia em contextos alargados e multidisciplinares, no âmbito da conceção de produtos, equipamentos e sistemas sujeitos a condicionalismos tecnológicos, económicos, sociais e ambientais.
• lidar com problemas de engenharia aeroespacial complexos, recolhendo, seleccionando e interpretando a informação relevante e integrar conhecimentos de modo a obter soluções ou emitir juízos, tendo em conta as implicações e responsabilidades éticas e sociais.
• desenvolver competências de interacção que permitam lidar com situações profissionais numa gama alargada de organizações industriais, serviços e investigação e que envolvam níveis culturais e educacionais muito diferenciados.
Acesso nacional 2023/24
Nota último colocado da 1ª Fase188.50Nota último colocado da 2ª Fase189.00