Sistemas de Transportes
Sistemas de Transportes
1
Este é um programa doutoral conjuntamente oferecido pelo IST, pelas faculdades de Engenharia do Porto e de Ciências e Tecnologia de Coimbra e ainda com ligação ao Massachusetts Institute of Technology de Cambridge-Boston-EUA, no âmbito do das duas primeiras fases do programa internacional MIT Portugal. Esta ligação é agora, na 3ª fase (2018-2023), feita diretamente com os projetos de investigação financiados. O programa doutoral foi pensado para permitir uma formação de espectro largo, capaz de se tornar uma referência mundial e de atrair os melhores estudantes de todo o mundo. O programa cobre todos os temas relevantes em sistemas de transportes, desde a política de transportes, o planeamento e a gestão até à concepção, construção e conservação de infraestruturas para os vários níveis espaciais (desde internacional até local/urbano) e diferentes modos de transporte (ar, água, terra – comboio, transporte público urbano e regional, carros, bicicletas e pedestres).
O Programa Doutoral em Sistemas de Transporte destina-se a preparar os alunos para carreiras universitárias relacionadas com Transportes, incluindo ensino e investigação, bem como carreiras de prática profissional nos setores público e privado. Após a conclusão do programa, os alunos serão líderes intelectuais dentro dos campos e organizações escolhidos.
O objetivo do programa é preparar os estudantes para se tornarem protagonistas no mundo dos transportes, proporcionando excelência e inovação no ensino e investigação através de:
• Proporcionar uma educação científica sólida, abrangendo abordagens metodológicas e fatores institucionais necessários para entender o conceito de transporte como um sistema integrado intermodal;
• Realização de investigação de ponta para o desenvolvimento de um sistema de transportes de classe mundial para passageiros e carga para Portugal, que possa servir de modelo para o resto da Europa através de colaborações multidisciplinares de investigação entre Portugal, o MIT e com universidades europeias e fora da Europa;
• Trabalhar com parceiros industriais, governamentais e de laboratórios para fornecer valor ao programa através de colaboração em investigação e envolvimento no ensino.