Programa Interuniversitário de Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação
Programa Interuniversitário de Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação
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A necessidade de formação especializada no domínio da Psicologia da Educação é particularmente premente no actual panorama português, em face da exigência e da aposta: na melhoria dos contextos educativos e na preparação académica dos estudantes; na preparação dos diversos profissionais para fazerem face aos novos desafios colocados aos contextos educativos numa sociedade em mudança; no impulso à qualificação da população portuguesa, através da diminuição dos níveis de insucesso e abandono escolar e do incentivo ao prosseguimento dos estudos numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida; e nas novas responsabilidades que envolvem a adopção de medidas relativas à promoção da saúde global da população, através da educação para a saúde em meio educativo.
O programa de doutoramento inter-universitário em Psicologia, especialidade em Psicologia da Educação, é uma iniciativa conjunta das Faculdades de Psicologia das Universidades de Coimbra e de Lisboa e visa integrar conhecimentos teóricos, metodológicos e técnicos em três áreas de investigação (Aprendizagem em Contexto Educacional, Desenvolvimento Vocacional e Pessoal e Promoção da Saúde e do Bem-Estar) e desenvolver competências de investigação que permitam projectar, adaptar, realizar e avaliar estudos no âmbito da Psicologia da Educação. Está prevista, igualmente, a colaboração de professores estrangeiros nesta formação especializada, abrindo a possibilidade do doutoramento ter associado o título de doutoramento Europeu.
O programa de estudos conducente ao grau de doutor compreende duas fases:
1) Curso de Doutoramento, com a duração de dois semestres, correspondente a 60 ECTS que tem lugar entre Outubro e Julho.
2) Elaboração da Tese de Doutoramento, sua discussão e aprovação, significando uma carga de trabalho do estudante correspondente a 120 ECTs.
Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
A necessidade de formação especializada no domínio da Psicologia da Educação é particularmente premente no actual panorama português, em face da exigência e da aposta: na melhoria dos contextos educativos e na preparação académica dos estudantes; na preparação dos diversos profissionais para fazerem face aos novos desafios colocados aos contextos educativos numa sociedade em mudança; no impulso à qualificação da população portuguesa, através da diminuição dos níveis de insucesso e abandono escolar e do incentivo ao prosseguimento dos estudos numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida; e nas novas responsabilidades que envolvem a adopção de medidas relativas à promoção da saúde global da população, através da educação para a saúde em meio educativo.
O programa de doutoramento inter-universitário em Psicologia, especialidade em Psicologia da Educação, é uma iniciativa conjunta das Faculdades de Psicologia das Universidades de Coimbra e de Lisboa e visa integrar conhecimentos teóricos, metodológicos e técnicos em três áreas de investigação (Aprendizagem em Contexto Educacional, Desenvolvimento Vocacional e Pessoal e Promoção da Saúde e do Bem-Estar) e desenvolver competências de investigação que permitam projectar, adaptar, realizar e avaliar estudos no âmbito da Psicologia da Educação. Está prevista, igualmente, a colaboração de professores estrangeiros nesta formação especializada, abrindo a possibilidade do doutoramento ter associado o título de doutoramento Europeu.
O programa de estudos conducente ao grau de doutor compreende duas fases:
1) Curso de Doutoramento, com a duração de dois semestres, correspondente a 60 ECTS que tem lugar entre Outubro e Julho.
2) Elaboração da Tese de Doutoramento, sua discussão e aprovação, significando uma carga de trabalho do estudante correspondente a 120 ECTs.
Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
O programa procura desenvolver processos de inovação juntos de psicólogos da educação bem como de outros profissionais desta área do saber, através de:
- o aprofundamento e actualização de conhecimentos teóricos, metodológicos e técnicos especializados da psicologia nas áreas da aprendizagem em contexto educacional, do desenvolvimento vocacional e pessoal e da promoção da saúde e do bem-estar;
- o desenvolvimento de competências de investigação para projectar, adaptar, realizar e avaliar estudos no âmbito da Psicologia da Educação;
- a criação e fortalecimento de equipas de investigação nacionais e internacionais com o potencial intercâmbio internacional de estudantes e investigadores com vista a desenvolver a internacionalização da investigação nacional;
- a promoção do progresso científico e tecnológico das instituições envolvidas, consolidando os projectos em curso nos seus Centros de Investigação e desenvolvendo novas investigações, adequadas às necessidades da própria comunidade.
Os projetos de investigação poderão situar-se no âmbito das seguintes áreas:
i) Aprendizagem em Contexto Educacional (autorregulação, co regulação e regulação socialmente partilhada da aprendizagem, do comportamento e das emoções, e abordagens à aprendizagem; conceções de aprendizagem e resolução de problemas; avaliação psicológica e necessidades especiais; aprendizagem criativa; conflitualidade escolar (bullying e cyberbullying) e agência moral; ii) Desenvolvimento Vocacional e Pessoal (transições psicossociais e qualidade de vida; desenvolvimento vocacional e construção de projetos de vida; avaliação psicológica em orientação e aconselhamento de carreira; novas perspetivas para a psicologia vocacional); iii) Promoção da Saúde e do Bem-Estar (intervenções promotoras da saúde [alimentação saudável, atividade física, sexualidade, entre outras] e do bem-estar; promoção de competências sócio-emocionais; concepção e adaptação de programas de intervenção em domínios pertinentes para a saúde e bem-estar; autorregulação na promoção de estilos de vida saudáveis; experiências, processos e respostas de coping e savoring).