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Programa Interuniversitário de Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação

Programa Interuniversitário de Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação

Ciclo de Estudos 
Doutoramento
Escola 
Faculdade de Psicologia
Campus 
Cidade Universitária
Em associação 
com outra Instituição de Ensino Superior
Regime 
misto
Duração 
6
ECTS 
180
Idioma 
PT
Data de Acreditação A3ES 
21/10/2013
Prazo de Acreditação A3ES 
6 anos
N.º Registo DGES 
R/A-Ef 3445/2011
Data do Registo DGES 
18/03/2011

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A necessidade de formação especializada no domínio da Psicologia da Educação é particularmente premente no actual panorama português, em face da exigência e da aposta: na melhoria dos contextos educativos e na preparação académica dos estudantes; na preparação dos diversos profissionais para fazerem face aos novos desafios colocados aos contextos educativos numa sociedade em mudança; no impulso à qualificação da população portuguesa, através da diminuição dos níveis de insucesso e abandono escolar e do incentivo ao prosseguimento dos estudos numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida; e nas novas responsabilidades que envolvem a adopção de medidas relativas à promoção da saúde global da população, através da educação para a saúde em meio educativo.
O programa de doutoramento inter-universitário em Psicologia, especialidade em Psicologia da Educação, é uma iniciativa conjunta das Faculdades de Psicologia das Universidades de Coimbra e de Lisboa e visa integrar conhecimentos teóricos, metodológicos e técnicos em três áreas de investigação (Aprendizagem em Contexto Educacional, Desenvolvimento Vocacional e Pessoal e Promoção da Saúde e do Bem-Estar) e desenvolver competências de investigação que permitam projectar, adaptar, realizar e avaliar estudos no âmbito da Psicologia da Educação. Está prevista, igualmente, a colaboração de professores estrangeiros nesta formação especializada, abrindo a possibilidade do doutoramento ter associado o título de doutoramento Europeu.
O programa de estudos conducente ao grau de doutor compreende duas fases:
1) Curso de Doutoramento, com a duração de dois semestres, correspondente a 60 ECTS que tem lugar entre Outubro e Julho.
2) Elaboração da Tese de Doutoramento, sua discussão e aprovação, significando uma carga de trabalho do estudante correspondente a 120 ECTs.
Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
A necessidade de formação especializada no domínio da Psicologia da Educação é particularmente premente no actual panorama português, em face da exigência e da aposta: na melhoria dos contextos educativos e na preparação académica dos estudantes; na preparação dos diversos profissionais para fazerem face aos novos desafios colocados aos contextos educativos numa sociedade em mudança; no impulso à qualificação da população portuguesa, através da diminuição dos níveis de insucesso e abandono escolar e do incentivo ao prosseguimento dos estudos numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida; e nas novas responsabilidades que envolvem a adopção de medidas relativas à promoção da saúde global da população, através da educação para a saúde em meio educativo.
O programa de doutoramento inter-universitário em Psicologia, especialidade em Psicologia da Educação, é uma iniciativa conjunta das Faculdades de Psicologia das Universidades de Coimbra e de Lisboa e visa integrar conhecimentos teóricos, metodológicos e técnicos em três áreas de investigação (Aprendizagem em Contexto Educacional, Desenvolvimento Vocacional e Pessoal e Promoção da Saúde e do Bem-Estar) e desenvolver competências de investigação que permitam projectar, adaptar, realizar e avaliar estudos no âmbito da Psicologia da Educação. Está prevista, igualmente, a colaboração de professores estrangeiros nesta formação especializada, abrindo a possibilidade do doutoramento ter associado o título de doutoramento Europeu.
O programa de estudos conducente ao grau de doutor compreende duas fases:
1) Curso de Doutoramento, com a duração de dois semestres, correspondente a 60 ECTS que tem lugar entre Outubro e Julho.
2) Elaboração da Tese de Doutoramento, sua discussão e aprovação, significando uma carga de trabalho do estudante correspondente a 120 ECTs.
Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Objetivos 

O programa procura desenvolver processos de inovação juntos de psicólogos da educação bem como de outros profissionais desta área do saber, através de:
- o aprofundamento e actualização de conhecimentos teóricos, metodológicos e técnicos especializados da psicologia nas áreas da aprendizagem em contexto educacional, do desenvolvimento vocacional e pessoal e da promoção da saúde e do bem-estar;
- o desenvolvimento de competências de investigação para projectar, adaptar, realizar e avaliar estudos no âmbito da Psicologia da Educação;
- a criação e fortalecimento de equipas de investigação nacionais e internacionais com o potencial intercâmbio internacional de estudantes e investigadores com vista a desenvolver a internacionalização da investigação nacional;
- a promoção do progresso científico e tecnológico das instituições envolvidas, consolidando os projectos em curso nos seus Centros de Investigação e desenvolvendo novas investigações, adequadas às necessidades da própria comunidade.
Os projetos de investigação poderão situar-se no âmbito das seguintes áreas:
i) Aprendizagem em Contexto Educacional (autorregulação, co regulação e regulação socialmente partilhada da aprendizagem, do comportamento e das emoções, e abordagens à aprendizagem; conceções de aprendizagem e resolução de problemas; avaliação psicológica e necessidades especiais; aprendizagem criativa; conflitualidade escolar (bullying e cyberbullying) e agência moral; ii) Desenvolvimento Vocacional e Pessoal (transições psicossociais e qualidade de vida; desenvolvimento vocacional e construção de projetos de vida; avaliação psicológica em orientação e aconselhamento de carreira; novas perspetivas para a psicologia vocacional); iii) Promoção da Saúde e do Bem-Estar (intervenções promotoras da saúde [alimentação saudável, atividade física, sexualidade, entre outras] e do bem-estar; promoção de competências sócio-emocionais; concepção e adaptação de programas de intervenção em domínios pertinentes para a saúde e bem-estar; autorregulação na promoção de estilos de vida saudáveis; experiências, processos e respostas de coping e savoring).

Saídas Profissionais 
O 3º ciclo de estudos justifica-se como forma de dar continuidade a estudos de 2º ciclo (mestrado), concluindo, deste modo, a formação superior especializada e altamente diferenciada no domínio da Psicologia da Educação. Possibilita, ainda, a integração dos estudantes em redes de investigação de âmbito nacional e internacional e o reforço das ligações dos profissionais com os seus contextos de trabalho, através do domínio de competências científicas que contribuam para o progresso contínuo de uma sociedade baseada no conhecimento. São exemplos, entre vários outros, das suas áreas de atuação, a investigação em instituições de Ensino Superior e de Investigação nacionais e internacionais e em empresas, a docência no Ensino Superior, a formação contínua de diversos profissionais, e a consultoria.
Provas de Ingresso 
Podem candidatar-se ao Programa Interuniversitário de Doutoramento em Psicologia os que satisfaçam uma das seguintes condições: a) Os titulares de grau de mestre ou equivalente legal em Psicologia; b) A título excecional, os titulares do grau de licenciado em Psicologia obtido num formato anterior à implementação do Processo de Bolonha em cinco anos de formação (correspondentes, pelo menos, a 300 ECTS), ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar e científico especialmente relevante, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica e Coordenadora; c) A título excecional, os titulares do grau de mestre ou de licenciado obtido num formato anterior à implementação do Processo de Bolonha, em cinco anos de formação (correspondentes, pelo menos, a 300 ECTS), ou equivalente legal, em outras áreas científicas, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica e Coordenadora.
Propina 1º ano (indicativo) 
2750.00€
Propinas restantes (indicativo) 
1700.00€

Acesso Internacional

Propina 1º ano (indicativo) 
2750,00€
Propinas restantes (indicativo) 
1700,00€