Migrações
Migrações
1
O doutoramento em Migrações é um programa conjunto de quatro Escolas da Universidade de Lisboa: Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), Instituto de Ciências Sociais (ICS), Faculdade de Psicologia (FP) e Instituto de Educação (IE). Confere o grau de doutor nos ramos de conhecimento da Antropologia, Ciência Política, Educação, Geografia, Psicologia e Sociologia.
Este programa oferece um curso de doutoramento sobre os processos de mudança socioeconómica associados às migrações nas sociedades contemporâneas e tem associada uma equipa de docentes, de várias formações disciplinares (Geografia Humana, Sociologia, Antropologia, Psicologia Social, Educação e Ciência Política), muito dinâmica, que trabalha em projetos transversais e inovadores. Por conseguinte, os alunos têm acesso a uma investigação de grande qualidade, rica em casos concretos e num ambiente de aprendizagem vibrante e inspirador.
Os temas de investigação são diversos, incluindo, desde a compreensão das causas, características e complexidade dos processos migratórios, até à incorporação dos imigrantes na sociedade e nos territórios de destino e à gestão das suas redes transnacionais.
Numa perspetiva social, o programa proporciona igualmente formação avançada de investigadores e de técnicos numa área de estudo socialmente muito relevante. Além disso, contribui para fortalecer a relação entre a investigação e a formação avançada no domínio das migrações em Portugal, com instituições públicas e ONG, de âmbito local, nacional e europeu, com responsabilidades neste domínio.
Através do Grupo de Investigação MIGRARE do CEG, participa na rede de Investigação-formação INTEGRIM (Integration and international migration: pathways and integration policies), financiado pela Comissão Europeia (FP7/People).
Ramos de Conhecimento e Especialidades
O programa de doutoramento em Migrações confere o grau de doutor nos seguintes ramos e especialidades:
Ramo de Geografia, especialidade de Geografia Humana (IGOT);
Ramo de Psicologia, especialidade de Psicologia Social (FP; ICS);
Ramo de Sociologia (ICS), especialidades de:
Sociologia das Desigualdades, das Minorias e dos Movimentos Sociais;
Sociologia da Família, da Juventude e das Relações de Género;
Sociologia das Políticas Sociais;
Ramo de Ciência Política, especialidade de Política Comparada (ICS);
Ramo de Antropologia, especialidade de Antropologia da Etnicidade e do Político (ICS);
Ramo de Educação, especialidade de Sociologia da Educação.
Ensino de formação pós-graduada, de nível avançado, das questões teóricas e metodológicas associadas à temática das migrações e dos processos sociais de mobilidade humana, cruzando diferentes e múltiplas perspectivas proporcionadas por diversos domínios que integram o universo das ciências sociais. As migrações são um domínio de investigação caracterizado pelas abordagens multidisciplinares, sendo uma clara vantagem para os investigadores que trabalharão nesta área a diversificação na formação, num quadro que propõe, em simultâneo, especialização e partilha multidisciplinar.