fbpx Ciências da População | ULisboa

Ciências da População

Ciências da População

Ciclo de Estudos 
Doutoramento
Escola 
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Campus 
Ajuda
Em conjunto 
Instituto de Ciências Sociais
Instituto de Geografia e Ordenamento do Território
Instituto Superior de Economia e Gestão
Regime 
Pós-laboral
Duração 
8
ECTS 
240
Idioma 
PT
Data de Acreditação A3ES 
26/04/2022
Prazo de Acreditação A3ES 
6 anos
N.º Registo DGES 
R/A-Cr 83/2022
Data do Registo DGES 
22/06/2016

1

     

Quatro escolas da Universidade de Lisboa (ULisboa)- Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Instituto de Ciências Sociais (ICS), Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) e Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) - reuniram-se para oferecer um programa único de doutoramento em Ciências da População.
Uma das características-chave deste programa é o seu carácter interdisciplinar, utilizando sobretudo métodos quantitativos para estudar questões populacionais. O programa reconhece que o estudo da população e das causas e consequências dos eventos demográficos exige e contribui para várias áreas científicas. Enquadra-se na importância crescente dos desafios demográficos que interpelam as políticas públicas e o tecido económico e social, tais como o envelhecimento da população nos países mais desenvolvidos, a pressão demográfica nos países em desenvolvimento e as migrações internacionais.
Três razões para escolher este Doutoramento:
• Cruza a perspetiva analítica da Demografia com outras Ciências da População, caracterizando-se por ser um programa interdisciplinar.
• O programa reconhece que o estudo da população e das causas e consequências dos eventos demográficos exige e contribui para várias áreas científicas, aceitando-se candidatos com formação em todas as áreas.
• Estando baseado na ULisboa, este programa doutoral está ligado ao mundo através de parcerias com instituições internacionalmente reconhecidas.

Objetivos 

O objetivo central desta proposta é preencher o vazio existente em Portugal na formação de 3º ciclo em Ciências da População e assim promover o desenvolvimento de competências e conhecimentos necessários em posições, querpúblicas quer privadas, que exijam formação avançada nesta área. Se o estudo da população é efetuado, de formadispersa, em várias universidades e cursos, a sua formação integrada não consta de qualquer plano de estudosnacional. Este CE inter e transdisciplinar cruza a perspectiva analítica da Demografia com a de outras Ciências daPopulação. Sendo um 3º ciclo de estudos visa fundamentalmente promover formação altamente especializada einvestigação nesta área. Enquadra-se na importância crescente dos desafios demográficos que interpelam as políticaspúblicas e o tecido económico e social, tais como o envelhecimento da população nos países mais desenvolvidos, apressão demográfica nos países em desenvolvimento e as migrações internacionais

Saídas Profissionais 
Os conhecimentos e competências que irá adquirir são valorizados por uma série de instituições, desde a Academia aos Gabinetes de Estatística, desde Organizações não Governamentais ao governo local (para fins de planeamento na saúde, educação ou habitação, por exemplo) ou de organizações internacionais (UNFPA, OCDE, por exemplo) a empresas privadas. Nos primeiros três anos de funcionamento, o Doutoramento em Ciências da População é ministrado no ISCSP, que assumirá também a liderança da Comissão Científica. Esta é rotativa entre as quatro instituições, em ciclos de três anos.

Acesso nacional 
2023/24

Propina 1º ano (indicativo) 
2500.00€
Propinas restantes (indicativo) 
1200.00€
Observações: 
Novo Ciclo de Estudos. Entra en funcionamento em 2023-2024