Bioengenharia
Bioengenharia
1
O Instituto Superior Técnico, Departamento de Bioengenharia, em colaboração com o Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB), oferece o Programa de Doutoramento em Bioengenharia de cariz internacional. Este programa tem uma abordagem multidisciplinar baseada na convergência da Engenharia com as Ciências Biológicas e Biomédicas, que integra um Curso Avançado de um ano (60 ECTS), conducente a um Diploma de Estudos Avançados, e uma Tese de Doutoramento (180 ECTS) com a possibilidade de ser realizada em colaboração com universidades estrangeiras, hospitais e empresas. O programa de doutoramento foi concebido de modo a preparar a nova geração de investigadores criativos capazes de traduzir as descobertas em ciências biológicas e biomédicas em inovações tecnológicas nos campos da Bioengenharia Industrial e da Saúde.
O Programa de Doutoramento em Bioengenharia está organizado em duas especialidades: Bioengenharia e Bioengenharia – Terapias Celulares e Medicina Regenerativa.
A especialidade em Bioengenharia dá formação nas áreas da Engenharia Biomolecular e de Bioprocessos, Biocatálise, Separação de Produtos Biológicos, Nanobiotecnologia e Bioengenharia de Sistemas, com vista ao desenvolvimento de produtos e processos mais eficientes e sustentáveis. O programa contribui também para o desenvolvimento das necessárias competências com vista ao empreendedorismo no campo da Biotecnologia e da Bioengenharia.
A especialidade em Bioengenharia – Terapias Celulares e Medicina Regenerativa é oferecida em colaboração com o Rensselaer Polytechnic Institute (RPI). Esta especialidade dá formação em Biologia e Engenharia de Células Estaminais, Engenharia de Tecidos e Materiais para Medicina Regenerativa, Terapias Celulares e Génica, e “Advanced Therapy Medicinal Products” (ATMP).
Os estudantes da Especialidade em Bioengenharia frequentam 5 Unidades Curriculares obrigatórias (30 ECTS), 2 opcionais (12 ECTS) e 2 Rotações Laboratoriais (18 ECTS). As 2 Rotações Laboratoriais têm como objetivo permitir ao estudante iniciar a sua tese de doutoramento.
Unidades Curriculares obrigatórias: Engenharia Celular e de Tecidos, Ciência e Engenharia de Biossistemas, Engenharia de Bioprocessos, Seminários de Bioengenharia de Sistemas, e Inovação em Bioengenharia
Os estudantes da Especialidade em Bioengenharia – Terapias Celulares e Medicina Regenerativa frequentam 4 Unidades Curriculares obrigatórias (24 ECTS), 3 opcionais (18 ECTS) e 2 Rotações Laboratoriais (18 ECTS). As 2 Rotações Laboratoriais têm como objetivo permitir ao estudante iniciar a sua tese de doutoramento.
Unidades Curriculares obrigatórias: Biologia de Células Estaminais, Engenharia de Células Estaminais, Investigação Translacional, Aplicações Clínicas e Ética, e Inovação em Bioengenharia
Unidades Curriculares de opção: Nanobiotecnologia, Terapia Génica, Materiais para Engenharia de Tecidos, Genómica, Proteómica e Bioinformática, Neurociências (e Neuroimagiologia), Ensino e Divulgação Científica – Departamento de Bioengenharia (Aprendizagem e aperfeiçoamento de capacidades de comunicação, ensino e divulgação científica), e Opção Livre de Doutoramento.
• Promover uma formação universitária interinstitucional internacional de 3º ciclo com o objetivo de formar especialistas altamente qualificados para posições de liderança nas universidades, indústria, hospitais e serviços de modo a promover as áreas de intervenção da bioengenharia, fomentar novos desenvolvimentos em Medicina Regenerativa com aplicação clínica e criar novas oportunidades de negócio por forma a promover as áreas da indústria biotecnológica, da saúde e do crescimento económico.
• Promover a formação e investigação em Biotecnologia Industrial e Biotecnologia Médica, de modo a incrementar a implementação de novos modelos de interação entre universidades, empresas, governo e sociedade.