Antropologia
Antropologia
1
O Doutoramento em Antropologia da Universidade de Lisboa (DANT.ULisboa) é um programa conjunto do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), com a colaboração da Faculdade de Letras (FLUL).
O curso de doutoramento congrega as duas Escolas da ULisboa onde se ensina e investiga em antropologia. A colaboração da FLUL acrescenta ao curso um diálogo produtivo com os estudos culturais e pós-coloniais comparados.
Especialidades
O grau de Doutor em Antropologia é atribuído nas especialidades de Antropologia da Cultura Material, Antropologia da Economia e do Trabalho, Antropologia da Etnicidade e do Político, Antropologia da Religião e do Simbólico, Antropologia da Saúde, Antropologia do Parentesco e do Género, e Antropologia e História.
O DANT.ULisboa é curso de quatro anos orientado para a investigação. O primeiro ano, propedêutico e probatório, tem uma componente letiva que acompanha o trabalho de consolidação do projeto de tese, sob supervisão individual. Os anos subsequentes são dedicados ao desenvolvimento da pesquisa e à elaboração da tese, com orientação permanente e personalizada, e apresentação e discussão regular do trabalho em curso e resultados nos seminários de investigação.
Acolhemos estudantes que desejem desenvolver investigação inovadora recorrendo a metodologias variadas, do trabalho de campo à pesquisa em arquivo. Encorajamos também a pluralidade de temáticas e abordagens teóricas, dentro do património da antropologia e nos seus cruzamentos com outras ciências sociais e humanidades.
Os professores e os doutorandos do DANT.ULisboa realizam pesquisas em diversos países de África, Américas, Ásia e Europa, sobretudo, mas não em exclusivo, em países com relações históricas com Portugal e nas respetivas diásporas. A investigação que fazemos privilegia a prática etnográfica teoricamente informada e o estudo comparado, bem como a atenção à historicidade da vida social, às dinâmicas de poder e diferenciação e aos processos de transformação sociocultural, passados e contemporâneos.
No DANT.ULisboa, os estudantes encontram uma comunidade científica dinâmica e internacionalizada e desfrutam da circulação de investigadores e das redes de investigação estabelecidas com várias universidades de relevo internacional na área da antropologia e das ciências sociais em geral.
Visamos formar antropólogos qualificados, capazes de mobilizar o capital cognitivo da disciplina, a sua exposição à diversidade cultural e a sua criatividade metodológica, de modo a responder aos desafios contemporâneos, identificando problemas, equacionando programas de pesquisa e desenvolvendo ou mediando intervenções com impacto social.