Unite!

Fortalecimento dos Ecossistemas Unite! no VIII Unite! Dialogue Wrocław

De 19 a 21 de setembro de 2023, a Wrocław Tech acolheu o VIII Unite! Dialogue, sob o tema "Unite! Ecosystems". Representantes de todas as universidades da aliança, incluindo professores, funcionários, estudantes e decisores, convergiram para participar em debates que irão moldar o futuro da Universidade Europeia.

VIII Unite! Dialogue Wrocław

O VIII Unite! Dialogue contou com um workshop estratégico altamente produtivo, especificamente concebido para presidentes e reitores, permitindo aos decisores moldar ativamente a estratégia da aliança. Além disso, o VIII Unite! Dialogue em Wrocław proporcionou uma oportunidade para reforçar a colaboração com os representantes do ensino superior ucraniano. Para além das reuniões dos grupos de trabalho, o evento também contou com sessões transversais, interactivas e plenárias, oferecendo uma perspetiva abrangente sobre a Aliança como um todo. Estas sessões proporcionaram aos participantes uma compreensão mais profunda dos diversos pontos fortes, conhecimentos e pontos de vista dentro da comunidade Unite!

Os debates ao longo do VIII Unite! Dialogue mostraram as redes de colaboração estreitas e extensas que já construímos nos domínios da educação, da inovação e da investigação. Juntos, como uma aliança, estabelecemos um ecossistema Unite! forte e vibrante. Estou convencida de que o VIII Dialogue inspirou uma multiplicidade de caminhos para reforçar ainda mais estes ecossistemas no futuro. Ajudou-nos a solidificar a nossa identidade como uma comunidade para fazer avançar a Unite!

Prof.ª Tanja Brühl, Presidente da Unite!

O Prof. Arkadiusz Wójs, Reitor da Wroclaw University of Science and Technology, sublinhou: "No contexto do VIII Unite! Dialogue, sob o lema "Unite! Ecosystems", sublinhamos a importância crucial de promover a colaboração e a integração na esfera multifacetada dos ecossistemas universitários europeus. Estes ecossistemas entrelaçam intrinsecamente o mundo académico, a indústria e a sociedade, formando a espinha dorsal do progresso. É através da colaboração sinérgica destas partes interessadas que podemos fazer avançar eficazmente a educação e a ciência, as duas contribuições fundamentais que as universidades europeias oferecem ao crescimento global."

Durante o Dialogue, os participantes empenharam-se em várias reuniões de grupos de trabalho, onde partilharam experiências, deliberaram sobre projectos em curso e apresentaram as melhores práticas relacionadas com a colaboração. Esta troca de ideias incentivou a fertilização cruzada de conceitos e o início de projectos inovadores no ecossistema Unite! A participação dos estudantes foi não só uma componente vital, mas também uma força motriz ao longo de todo o evento, realçando o seu papel inestimável na formação da aliança. Um grupo diversificado de estudantes, em representação do SURE!, participou ativamente nas reuniões dos grupos de trabalho, juntamente com o corpo docente e o pessoal, fornecendo novas perspectivas e perspectivas.

O Dialogue contou ainda com a participação de delegados de sete universidades ucranianas ativamente envolvidas no projeto "Green Transition in Ukrainian Universities", juntamente com a Wrocław Tech, financiado pela Agência Polaca de Intercâmbio Académico (NAWA). Paralelamente, os colegas das universidades ucranianas e da Agência Nacional de Garantia da Qualidade do Ensino Superior da Ucrânia têm trabalhado em estreita colaboração com a comunidade de peritos Unite!, centrada na criação de uma "Comunidade de Inovação Aberta para a Transição Verde". Esta convergência de esforços marcou um momento crucial para estabelecer novas ligações e discutir possíveis projectos de colaboração, particularmente no domínio da transição verde. Além disso, a Wrocław Tech recebeu cerca de 60 estudantes de sete universidades ucranianas durante o Dialogue, apresentando uma gama de 12 diferentes workshops, selecionados pelos estudantes baseados nas suas preferências.

Fonte: Unite!

ULISBOA NEWS