Investigação e Desenvolvimento

INSPIRED 2020: Uma viagem virtual às estrelas que conta com estudantes da ULisboa

O projeto INSPIRED (Semana Internacional do Projeto para Aprendizagem Digital Orientada à Investigação Interdisciplinar) realiza-se, este ano, inteiramente em formato digital devido à pandemia de coronavírus.

Beatriz Farinha, Cecília Pedro, Francisco Miguel Caldas, Mariana Bento, Marta Narciso, Nádia Rei, Sara Simões, Soraia Lopes e Xavier Viana são os nove estudantes da Universidade de Lisboa integrados neste projeto.

Durante três semanas estes estudantes da Universidade de Lisboa, estão a realizar investigações em grupos interdisciplinares. O trabalho destes estudantes consiste em projetar um biorreator sustentável e eficiente que possa gerar nutrientes e terapêuticas sob as condições extremas encontradas nas estações espaciais.

O programa divide-se em duas fases: uma fase de e-Learning virtual e a chamada “Do phase”. No curso e-Learning, os participantes com diferentes formações especializadas preparam-se de forma independente para completar a tarefa que os espera durante o programa. Na etapa mais prática, o desafio passa por investigar conjuntamente uma importante questão relacionada com a (bio)engenharia em equipas de projeto internacionais e interdisciplinares.

O curso preparatório de e-Learning decorreu entre 30 de março e 14 de junho, e neste momento os alunos já estão totalmente envolvidos na componente prática. Competências como a criatividade, a originalidade e a cooperação são severamente estimuladas ao longo do programa.

“Há seis meses atrás ninguém imaginou que teríamos que realizar um projeto de estudo da escola de verão em formato digital. Todos os envolvidos merecem ser elogiados por nos permitirem realizar o evento de uma forma tão criativa. Em particular, o facto de podermos oferecer aos estudantes um fantástico programa de ensino e aprendizagem num contexto internacional durante um período caracterizado por imobilidade, é realmente notável ”, diz o professor de Biologia Heribert Warzecha, um dos fundadores do INSPIRED e Vice-Presidente de Assuntos Acadêmicos e Diversidade da TU Darmstadt.

Este curso é uma das ações enquadradas na UNITE! -Rede Universitária de Inovação, Tecnologia e Engenharia-  é uma aliança universitária coordenada pela TU Darmstadt e que reúne a ULISBOA,  Universidade de Aalto (Finlândia), KTH Royal Institute of Technology (Suécia), Grenoble Institute of Technology (França), Politecnico Di Torino (Itália), Universitat Politècnica de Catalunya (Espanha) foi criada no âmbito da Iniciativa Universidades Europeias promovida pela Comissão Europeia. Tal como no projeto INSPIRED, a tónica desta aliança é colocada em conceitos pedagógicos inovadores tais como o e-Learning num campus transeuropeu, maior colaboração interdisciplinar e cooperação internacional.

ULISBOA NEWS

SUBSCREVA